Um papo sobre felicidade
Estado de plenitude tão buscado pelas pessoas e que às vezes paira no ar a sensação de que esse estado nunca é de fato encontrado. Afinal, quem nunca pensou em ser feliz?
Na abertura do CBTD 2021 que tem como tema Felicidade: prazer em desenvolver, Monja Coen, me deixou inquieta apenas com as primeiras respiradas conscientes, pois muitas, inúmeras, incalculáveis vezes deixei de observar a mecânica da minha própria respiração.
Buscamos tanto a felicidade e esquecemos de simplesmente ser felizes no aqui e agora. Não somente com o que temos no trabalho, mas principalmente pelo que temos na vida. E por quê? Tenho me perguntado isso quase que diariamente. Em tempos de pandemia, isolamento social, desemprego, medo, morte...a frequência só aumenta.
Ouvimos tanto que recordar é viver que ficamos parados, divagando em nossas melhores lembranças e esquecemos de fazer deste momento "AGORA" - este que você está dedicando à essa leitura, por exemplo, - no seu melhor momento. Tudo isso é muito profundo, eu sei! Precisamos refletir, assimilar e acomodar.
Pra quem não sabe, o CBTD é o maior Congresso de Treinamento e Desenvolvimento da América Latina, portanto eu estava lá ouvindo, anotando a Monja falar e conectando aqueles ensinamentos não somente com a vida, mas também com o trabalho. E o que tudo isso tem a ver com Treinamento e Desenvolvimento? Ou com o seu, o meu, o nosso processo de aprendizagem? É preciso lembrar que somos seres singulares, integrais, não nos dividimos em fragmentos quando vamos para a organização. Pelo menos eu acredito que não deveríamos. Para participar do processo de desenvolvimento de alguém é preciso aprender e compreender quem somos.
"Se envolver para desenvolver"
(Monja Coen)
Seja desenvolver projetos, pessoas ou processos. Estejam envolvidos consigo mesmo, lembrando que não nascemos prontos e estamos em processo de construção, desenvolvimento e evolução parafraseando Mário Sergio Cortella quando diz:
"Não nascemos prontos e vamos nos gastando; nascemos não prontos e vamos nos fazendo"
Eu ficaria horas e horas ouvindo-a, isso não tenho dúvida. Como eu aprendi sobre mim, sobre o outro, sobre o trabalho, sobre a natureza (essa parte eu ainda não contei pra você) e principalmente sobre ser feliz agora.
Sobre a natureza, a Monja fez uma conexão entre o pinheiro, bambu e ameixeira com nossos comportamentos, ressaltando que:
Recomendados pelo LinkedIn
Assim, os insights que eu trago para finalizar essa conversa são:
"Não há vergonha em cuidar de você"
(Monja Coen)
DESPERTE!
"Ser humano feliz, vive melhor!"
(Monja Coen)
Sobre a Autora:
Prazer, me chamo Mônica Lima! Paulistana de nascimento, baiana de pai, mãe e coração e T&D pela paixão por gente e pelo propósito de inspirar, encantar e colaborar com o desenvolvimento das pessoas, apoiando profissionais e organizações a se transformarem cada vez mais em parceiros do negócio.
"Acredito que a educação pode mudar o mundo e é por meio dela que que construo a minha missão de poder contribuir com o desenvolvimento das pessoas a cada dia".
Transformação Cultural | Talent Aquisition | Desenvolvimento Organizacional | Educação Corporativa I Comunicação Corporativa | Responsabilidade Social
3 aMônica, trabalhar com o que a gente ama, faz toda a diferença! Gratidão por estar na jornada da DSBR fazendo diferença na vida das pessoas!
PROFESSOR PARTICULAR DE INGLÊS
3 aPerfeito!
Mentora de Carreira/Liderança com Foco em Felicidade Profissional. Ajudo você a desenhar uma carreira mais feliz
3 aMônica Lima consigo ver a sua carinha e escutar sua voz neste texto. Que gostoso ler tudo isso🥰