Um pouco mais de conversa sobre liderança transformacional
Liderança em síntese, é a capacidade de organizar esforços de um grupo de pessoas distintas rumo a um objetivo comum.
Dentre os vários estilos de lideranças existentes: democrática, autocrática (ainda pouco comum mas existente!) , paternalista, temos a transformacional com as características mais próximas do líder ideal: aquele que estimula a criação de um ambiente de alta performance através da inspiração, exemplo e motivação.
O principal foco deste líder é solucionar conflitos de forma diplomática e principalmente, desenvolver os membros da equipe, sendo fonte de inspiração e referência. Isto também se consegue através de atitude de hands on e agregando valor com sua experiência e conhecimentos aplicados. Aqui também já temos a presença da liderança servidora ( para mais detalhes veja o livro O Monge e o Executivo).
Como consequência direta, este líder vai ter o engajamento de sua equipe para o foco no resultado através da construção de um ambiente motivador de trabalho.
Apresentam-se, abaixo, as principais características do líder transformacional:
1. Carisma – conquista seguidores;
2. Inspiração – capacidade de comunicar-se, de persistência, de bom humor;
3. Planejamento, - saber aonde ir e como chegar;
4. Empatia – entender o estado atual e futuro de cada membro da equipe e como desafiá-lo;
5. Humildade. Ele não sabe de tudo, mas junto com a equipe é capaz de superar os desafios.
Não devemos nos esquecer de que a motivação é fruto da própria pessoa, não podendo ser imposta ou criada externamente. Mas o seu oposto, a desmotivação, essa sim pode ser criada principalmente por líderes que não percebem a questão da evolução da liderança, principalmente nas áreas sensíveis de negócios e com as gerações Z e millenial cada vez mais presente no mercado de trabalho.