Um pouco sobre a minha história
Vim aqui compartilhar um pouco da minha história profissional, com o objetivo de estimular os que estão passando por situações semelhantes às já vivenciadas por mim, bem como, receber dicas de quem já caminhou mais que eu, ou não, e pode me ajudar.
Quando ingressei na faculdade de direito (2004), acreditava que um dia seria capaz de mudar o Brasil, trabalhando pela construção e aperfeiçoamento do ordenamento jurídico, a fim de vivenciar um sistema de justiça equânime, robusto e que a sociedade acreditasse.
Após advogar ativamente para empresas, por cerca de três anos, em 2011, recebi um convite que mudaria minha vida. Após prestar consultoria para uma empresa do setor Death Care, Grupo Parque da Colina, fui convidado a me tornar seu funcionário e contribuir para gestão regulatória e administrativa do empreendimento.
Me vi imerso a desafios enormes, os quais não imaginava que fariam parte da minha jornada profissional. De repente, após pouco mais de um ano de trabalho, me foi dada oportunidade de fazer a gestão jurídica regulatória, ambiental e administrativa, além de gerir um grande grupo de pessoas, de formações e papéis variados, do sepultador, vendedor ao gerente financeiro, representar a instituição junto aos órgãos públicos, melhorar seus resultados financeiros, desenvolver e implantar novos serviços, além de tantas outras coisas. Os resultados positivos vieram, especialmente por conta das pessoas que acreditaram no meu trabalho. Conquistar a confiança das pessoas e seu respectivo engajamento foi meu maior resultado.
Já no ano de 2019, assistia uma empresa nascida em Belo Horizonte, Grupo Zelo, com quase dois anos de atividades, iniciando um processo de consolidação do setor Death Care. Para aquele ano, era impressionante ver como um grupo de pessoas, conhecedoras do mercado financeiro e deste setor, conseguiam fazer um notável trabalho, percebido por quem operava em Minas Gerais.
Neste ano, iniciamos, admirados, entendimentos com o CEO do Grupo Zelo, Lucas Provenza, a estruturação de uma forte parceria entre a maior empresa mineira de planos funerários e um dos mais tradicionais grupos de cemitérios. Esta parceria se tornou uma operação de M&A, fazendo com que o Grupo Parque da Colina, agora integrasse também o Grupo Zelo. Esplêndido!
Para minha surpresa, o CEO do Grupo Zelo convidou-me assumir a Direção de Operações de Necrópoles. Para quem achava que já tinha vivido grandes desafios e oportunidades, este era seguramente o maior. Mal podia imaginar, que também assumiria a responsabilidade, juntamente com pessoas fundamentais, pela implantação de um robusto programa de Compliance e, por último, a área de sustentabilidade, a qual, muito feliz, permaneço até hoje vinculado, sendo, atualmente, Diretor de Operações e Sustentabilidade do Grupo Zelo.
Durante todo este período de trabalho, realizei três especializações, sendo elas em políticas públicas, direito empresarial, Governança Riscos e Compliance, além de obter uma importante cerificação em Compliance, alguns outros cursos em gestão de pessoas, licenciamento ambiental, gestão de projetos (SCRUM), processos e atualmente participo de um programa de Mestrado Acadêmico em Administração.
O Grupo Zelo atualmente está presente em vários estados do sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Cuidar das operações de necrópoles e da área de sustentabilidade em toda sua extensão é uma tarefa de muita dor e realizações. Há dias que são muito difíceis. Os desafios não cessam e isso até então me move.
Recomendados pelo LinkedIn
O maior aprendizado nesta jornada, neste momento que vos escrevo, é que grandes realizações somente são possíveis com pessoas caminhando juntas na mesma direção. Este é o grande e constante desafio.
Acredito que sorte existe e ela sempre esteve comigo. Além disso, acredito que as melhores pessoas para se trabalhar sempre estiveram ao meu lado nesta jornada.
Nas nossas relações, não há quem seja superior a ninguém. Neste time, as pessoas são livres para exporem suas opiniões e aplicarem seus conhecimentos. Montamos um círculo virtuoso de conhecimento, onde todos aprendem e ensinam. Descentralizar, confiar e estar ao lado das pessoas certas, é uma receita infalível para o desenvolvimento.
Outro ponto, fundamental para que os avanços sejam sólidos, é a ética. Em nosso time, tomamos muitas decisões difíceis, preterindo as mais fáceis e que, nem sempre, agrada outras áreas e pessoas. É claro que erramos também, mas nosso time é estimulado a não se envergonhar disso, ao contrário, compartilhamos os aprendizados e apoiamos na recuperação.
O que torna o nosso time forte, é o fato de termos um ambiente acolhedor, solidário, comprometido com os objetivos da organização e que fazem sentido para todos nós, ético, sem orgulho e arrogância.
Um outro ponto que me ajudou muito e, inclusive, me estimulou a publicar este texto, é que por diversas vezes enviei mensagens a pessoas notáveis em sua área de saber e/ou em posições estratégicas em suas organizações, e muitos me responderam com dicas e conselhos importantíssimos.
Os cargos passam ou passarão, sabemos disso, mas o legado do trabalho fica. Cursos, certificações e diplomas ajudam muito, mas não são nada se as pessoas não acreditarem nas ideias.
#Pessoas #Equipe #Confiança #Ética #Operações #Sustentabilidade #DeathCare #GrupoZelo
Representante de desenvolvimento de vendas na Novatics
2 aRoberto, obrigada por compartilhar!
Grupo Maya | Democratizando | Compliance | Riscos | Governança | ESG | Due Diligence | Treinamentos | LGPD | Gerente de Compliance | Compliance Officer | Coordenadora | Concessão Cemitérios e Serviços Funerários
3 aRoberto, você é um profissional e ser humano incrível! Considero um privilégio ter trabalhado com você! Continue sendo essa pessoa exemplar. Pode ter certeza que inspira muitas pessoas! Um grande abraço!
Advogado | PMRA | Porto, Miranda, Rocha & Advogados
3 aGrande Roberto. Que história bonita!!! Sucesso resultado de muito trabalho, dedicação, competência e comprometimento!!! Recebe aí o meu abraço.
Gerente comercial |Banco Mercantil | FBB310 | CPA10
3 aFantástica trajetória! O senhor é inspiração!
Diretor de Operações & Sustentabilidade | Desempenho Financeiro e Excelência Operacional | Processos Operacionais | Estratégia Corporativa e Governança | (PCD)
3 aPerfeito, Rodrigo. Compartilhamos da mesna visão.