É muito comum enquanto vamos galgando os passos de carreira no mundo corporativo nos perguntar quais seriam os temas mais importantes, que deveriamos sempre analisar para verificar o grau de avanço e de desenvolvimento em cada um deles. Não quero ser aqui determinista e taxativo, mas apenas oferecer uma reflexão que, quem sabe, poderá fazer sentido para você.
Pois bem, na minha opinião são três os temas mais importantes, formando um tripé de sustentacão para uma carreira bem sucedida: EU, TIMES e NEGÓCIOS.
- EU - o desenvolvimento de questões pessoais, desde a maturidade psicológica a ferramentas modernas de #inteligênciaemocional são imprescindíveis para quem quer chegar mais longe. Longe de pensar em perfeição ou ter todos os problemas afetivos resolvidos (creio que precisaremos de algumas vidas para isso...), mas penso em um trabalho sério. Bons recursos para isso são: um bom terapeuta (psicologo ou psicanalista), em algum momento coaching e/ou mentoring (profissioanais de mercado podem ajudar muito estratégica de metas pessoas, na reflexão do dia a dia, bem como ajudar a entrar em ação), cursos e workshops, leitura e, sobretudo, lazer e hobbies.
- TIMES - crescer no mundo corporativo na maioria das vezes significa liderar mais projetos, com mais responsabilidades e complexidades, que implica lidar com pessoas, motivá-las, mentorá-las, além de acompanhar resultados e adminitrar conflitos. Sem falar no desenvolvimento desses liderados, contratação e demissões. Há sem dúvida uma infinidades de temas importantes aqui, os quais vão aumentando o desafio na medida que se sobe os degraus. Imagine os temas de diversidade, geracionais, o impacto da transformação digital... fazer gestão nunca foi tão necessário e desafiador.
- NEGÓCIOS - quer ser importanta para uma empresa, seja importante para o seu negócio. Quanto mais conhecemos sobre o que se vende e quais as formas de facilitar os processos transacionais da entrega de valor em uma companhia, mais valorizado você será. Para tanto, fundamental, além de conhecer o negócio "de cor e salteado", é lançar mão de ferramentas modernas e aplicáveis de gestão. Aprenda Design Thinking, entre no mundo da gestão Ágil, seja introduzido ao mundo das Transformações Digitais, e, por fim, mas não menos importante, aprenda Finanças e fale a linguagem análitica dos números.
O que achou? Acha que faz sentido? O que eu não mencionei que você considera fundamental?