Uma analise sobre a marca, impacto e inovação da febre do momento Pokemon GO.

Uma analise sobre a marca, impacto e inovação da febre do momento Pokemon GO.

Não preciso introduzir ninguém a febre do momento. Não há um lugar que você vá, que não ouça pelo menos falar do fenômeno Pokemon GO.

O jogo em realidade aumentada permite ao jogador capturar as criaturas fictícias através de sua localização atual (definida pelo GPS) no mapa global. Além de ser um sucesso entre os usuários, o aplicativo de realidade aumentada está movimentando demais o mercado financeiro, arrecadando por volta de 10 milhões por dia.

 

1. IMPACTO FINANCEIRO 

Além de movimentar por volta de 10 milhões por dia, o aplicativo de realidade aumentada conseguiu trazer a Nintendo (NTDOY) de volta a tona, aumentando seu valor na bolsa em 51% desde o lançamento do Pokemon GO indo de R$17.50 em 5 de Julho para 26.45 em 13 de Julho. O jornal The Street ainda noticia que esse lançamento movimentou 11 bilhões no valor de mercado da empresa.

Apesar do jogo ser grátis para todos os usuários na pratica não é bem assim que funciona. Ele possui a opção de estar adquirindo moedas que compram algo que te ajuda avançar no jogo de alguma forma. Além disso existe um dispositivo feito especialmente para o jogo que alerta quando existem Pokemons por perto, o acessório será lançado em Setembro e será comercializado com um valor entre 10 e 20 USD.

Indiretamente, após ser lançado por terras brasileiras, o jogo vem influenciando também o mercado de certa forma. Existem diversas pessoas e segmentos surfando na onda dessa nova febre global, faculdades, bares, oficinas e até motéis usando do jogo para fazer uma publicidade sem custo algum, são diversos casos mas dois em especial me chamaram atenção.

O primeiro o do motoboy que passou a rodar oferecendo o serviço de capturar pokemons para o usuário, mostrando que você não precisa ter muito para aproveitar de alguma forma essa onda e o outro caso é o de uma pizzaria que comprou moedas no jogo, para obter um item que atrai Pokemons para todos que estão em um determinado local, e usou em seu estabelecimento.

 

2. INOVAÇÃO

A franquia Pokemon, tema do aplicativo de realidade aumentada apesar de ter trazido uma grande inovação, não tem nada de nova.

Os Pocket Monsters (nome original da franquia, que significa monstros de bolso) foram criados a mais de 20 anos. Com a GameFreak, foram produzidos diversos jogos para os famoso GameBoy e em 20 anos de parceria foram vendidas mais de 200 milhões de copias de diversos jogos em suas franquias. Pelo lado da idealizadora do jogo, Niantic - uma startup que começou dentro da Google - não é a primeira vez que tenta lançar um aplicativo de realidade aumentada, em 2013 a startup debutou o jogo Ingress mas não fez tanto sucesso quanto os Pokemons.

Dessa vez a inovação se da pela onda do momento no Vale do Silicio a tal da "internet das coisas". O app é o primeiro a fazer sucesso no segmento, e pode ter certeza que tem muita gente nessa de olho nessa hype se programando pra lançar algo semelhante. Na minha opinião, essa inovação aliada a franquia dos Pokemons tenha sido o segredo do sucesso mundial que o app está fazendo. 

A inovação também tem vem trazendo seus benefícios, um hospital vem usando do app para tirar crianças do leito, alem de te fazer sair por aí para conseguir avançar no jogo e tudo mais - ou seja - o game vai contra o que geralmente a tecnologia proporciona, aquilo de não ser um conector entre pessoas.

Mas nem tudo são flores né? essa inovação trouxe alguns contratempos para o game - que por sua vez - adicionou alguns avisos no jogo, dizendo para não entrar em áreas perigosas, não jogar enquanto dirige e afins. Algumas pessoas chegaram a morrer jogando, outras foram assaltadas. Mas eu gostaria de evidenciar aqui o caso mais bizarro, o de um homem que bateu em uma viatura de policia enquanto jogava, putss!!

Pô bem legal essa analise e tal, mas E AÍ? o que eu aprendo com isso tudo que você falou?

Vamos lá então, 3 insights rapidinho pra ficar como reflexão e aprendizado

____________________________________________________

1. Sucesso não quer dizer aceitação - Apesar de estar sendo uma febre, sempre tem aquele grupinho que vai reclamar de tudo, é necessário saber lidar com isso

2. Sucesso não vem do dia para noite - A franquia dos Pokemons tem mais de 20 anos, a empresa que desenvolveu o jogo teve um gap de 3 anos de seu primeiro projeto até "acertar" com esse app

 

3. Independente de situação, saiba aproveitar o momento - Inúmeras pessoas utilizando desse momento de febre pra empreender e aproveitar o momento (independente de como)

Igor Granado

Coordenador e Consultor de CRM | Customer Insights

8 a

Estes 3 insights são válidos para a vida. 1 - Sucesso não quer dizer aceitação: muitas vezes tentamos agradar a todos e nos preocupamos excessivamente com a opinião de terceiros. 2 - Sucesso não vem do dia para noite: algumas coisas explodem do dia para noite, mas as pessoas não conseguem ver toda a construção que se teve até chegar neste momento. 3 - Independente da situação, saiba aproveitar o momento: creio que a palavra que melhor defina isso seja "amadurecimento", alguns chegam a este ponto mais cedo, outros estão com 70 anos e ainda não. Quando aprendemos a deixar de reclamar de tudo e começamos enxergar o lado positivo das coisas, ou identificar oportunidades, tudo começa mudar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos