Uma boa comunicação via e-mail faz toda a diferença
É difícil encontrar alguém que não use e-mail para trabalhar. Seja no envio de uma imagem pra "subir" no site, naquele relatório do fim do mês ou simplesmente pra tirar dúvida sobre algum assunto. "E-mail é coisa do passado, hoje a comunicação é mais 'fast', tipo whatsapp pra resolver com mais agilidade... Sabe de nada", dirão alguns. Concordo - em partes. Mas até no whatsapp, uma boa comunicação vai fazer toda a diferença.
Escrevo isso pois me incomoda profundamente o fato de as pessoas não saberem usar o e-mail/whatsapp ou qualquer outro meio de comunicação corretamente (já tive algumas experiências ruins ao longo desses anos). Lembre-se: o jeito que você escreve pode gerar interpretações dúbias sobre seu humor e sobre você, principalmente no ambiente organizacional. E principalmente (parte II) se você nunca viu a pessoa com a qual está tratando tal assunto.
Veja um exemplo:
>> Maria enviando um e-mail pro João:
*****
Olá, João, bom dia. Tudo bem?
Poderia me enviar o relatório do mês passado?
Aguardo.
Atenciosamente,
Maria
*****
>> Aí o João responde:
******
Segue anexo.
*****
Só isso???? Só. O João escreveu só isso.
Frustrante. Pelo menos pra mim.
"Ué, mas ele me atendeu, respondeu a minha pergunta, enviou o relatório que precisava, tá tudo certo" - questionará alguém.
Verdade, também concordo. Mas não seria mais legal receber um e-mail assim?
*****
Olá, Maria, bom dia.
Segue relatório anexo.
Atenciosamente,
João
****
(Ufa! Pelo menos, nessa segunda opção, o João parece que não tava brabo, revoltado com a vida. Já na primeira...)
Conseguiu ver a diferença? Foram algumas palavras a mais só, mas muda todo o sentido da coisa. Principalmente no ambiente organizacional, cuide com esse tipo de comunicação. Respondendo de forma extremamente breve, pode você passar, sem querer, a imagem de que está num dia péssimo, é mal humorado, brigou com o namorado, com o cachorro, sua vida tá o caos... e pode até estar, mas ninguém tem nada a ver com isso.
Na dúvida, antes de apertar o 'enviar', dê uma olhadinha se no e-mail tem essas palavrinhas mágicas: "Olá, bom dia", "Atenciosamente", "Obrigado(a)", e por aí... Vai te ajudar bastante!
(Ah, isso vale pra uma ligação telefônica também - embora rara nos dias de hoje. "Oi Fulano, tudo bem?". Guardar o nome da pessoa mostra que você está prestando atenção nela, dando atenção à demanda, e a pessoa do outro lado se sentirá valorizada, feliz da vida. Eu me sinto!)
Pense nisso! :)
CEO e Founder | Chão de Fábrica | Escritor | Apresentador | Digital Marketing Expert
7 aEntão, como vc sabe, concordo com tudo que escreveu, rs.