O erro é seu, então assuma-o!
Errar é humano, persistir no erro é burrice - até aqui você conhece esse ditado, mas... assumir um erro é difícil demais! Parece que dói lá dentro da gente confessar que errou, parece ser vergonhoso, parece ser humilhante. Pior ainda é quando, além de não assumir o erro, o sujeito coloca a culpa no coleguinha do lado. Feio, hein!?
Isso é muito comum nas grandes organizações, principalmente naquelas em que tudo parece ser muito burocrático e tudo, simplesmente tudo, precisa passar por "zilhões" de pessoas para ser aprovado/verificado/analisado ou qualquer outro "ado". É um tal de “disse-não-disse”, “ah, mas é de responsabilidade do fulano, eu só fiz a parte final”, e por aí vai.
A melhor coisa a se fazer é confessar o erro, independente se ele vai afetar somente a sua equipe ou a empresa como um todo. Isso deveria ser tão básico, mas ainda não é! Assumir que errou traz um alívio gi-gan-tesco, e esse alívio vai primeiro pra você. Por cinco principais motivos:
1. Errou na entrega de um trabalho superimportante? Seu líder chamou sua atenção? Ok, tudo certo. Você assumiu. Se houver tempo pra consertar, melhor ainda!
2. Você vai dormir com a consciência tranquila e certo de que não terá pesadelos com aquela "caca" que fez e que ainda vai prejudicar a equipe inteira (sim, os pesadelos vão aparecer, porque quando algo te incomoda, sua consciência não te deixa em paz!)
3. É mais bonito assumir um erro do que ficar se escondendo dele. Ou pior: ficar colocando na conta do outro que não tem nada a ver com a história. É o tal jogo da culpa. Mas aí já é questão de princípio, caráter.
4. Se você só fez “a parte final” daquele projeto que envolveu 12 pessoas, sinto dizer que você está lascado igual, meu amigo! Errou junto, só lamento!
5. O melhor de tudo, quando erramos, é que possivelmente não vamos repetir esse mesmo erro. Ou pelo menos deveria ser assim.
Assumir os erros, de fato, não é nada fácil. Quando crianças, temos medo de falar a verdade porque já pensamos na punição que ela nos causará. Nas organizações, isso precisa mudar. Um líder precisa ter condições de guiar sua equipe e trabalhar o melhor do lema "a verdade sempre é a melhor opção". E você, meu caro, precisa saber que não é se escondendo dos erros ou direcionando-os a outras pessoas que vai crescer. Muito pelo contrário...
Pense nisso!:)
Ah, já leu o texto anterior? É só clicar aqui! É sobre a importância de uma boa comunicação via e-mail. :)