Uma Dica, um Choque de Realidade e as IAs não tão confiáveis
O ChatGPT pode ser uma ferramenta muito útil para o estudo de idiomas, especialmente para praticar a conversação e ampliar o vocabulário. Para aproveitar ao máximo o potencial da ferramenta, siga estas dicas:
Como eu geralmente uso? Um exemplo real
Vou compartilhar os prompts que utilizo, mas o prompt não é uma mágica, e sim você se comunicando com alguém. Vejo muita gente se dizendo 'prompt engineering', mas
o que é um prompt se não uma comunicação bem feita?
O problema é que não nos comunicamos bem, e parece que escrever qualquer coisa clara o suficiente para que uma máquina nos responda é a última maravilha da terra.
Eu geralmente escrevo algo como:
Aja como um professor de inglês. Faça-me uma pergunta em inglês sobre um tema aleatório. Após eu responder, faça-me outra pergunta sobre o mesmo tema. Depois de 5 perguntas, me informe brevemente que nossa conversa chegou ao fim.
Pra quem precisa praticar, ou fazer uma imersão, é uma boa pedida, pois nos expõe a temas que talvez não conheçamos muito, e isso nos força a ampliar nosso vocabulário. Ao final das perguntas, peço para que ele corrija minha resposta e mostre os erros. Um prompt possível poderia ser algo como:
Corrija todas as minhas respostas. Mostre-me as minhas respostas não corrigidas, seguidas das respostas corrigidas.
Recomendados pelo LinkedIn
Reflexão Crítica sobre a Inteligência Artificial
As inteligências artificiais tão aclamadas foram baseadas na inteligência humana. Só por isso deveríamos ter pelo menos um pé atrás com essa tecnologia. Afinal, a mesma inteligência que criou essa maravilha do mundo moderno é responsável por:
Poderia dar muito mais exemplos, mas acho que você entendeu. A IA não é tão inteligente assim. Considerando sua base na inteligência humana, é natural que a IA apresente algumas das mesmas falhas e limitações. No entanto, a IA também possui um enorme potencial para o bem, desde que seja utilizada de forma responsável e ética.
Em um diálogo sobre o impacto das redes sociais na saúde mental, mencionei que as redes sociais não contribuem para a busca por pessoas mais saudáveis. Minha intenção era argumentar que a tecnologia, serve aos interesses dos mais abastados, que priorizam o lucro e a exploração espacial em detrimento da resolução de problemas sociais urgentes. Ao solicitar a correção da minha escrita, o ChatGPT identificou o seguinte erro:
"The technology serving as the whelthiest" foi corrigido para "The technology often serves as the wealthiest".
Era um diálogo. Não quis dizer que às vezes donos das big techs só pensam em si. O correto, seria traduzir:
"The technology serves as the wealthiest".
Mas o ChatGPT achou que o certo é dizer 'às vezes' quando se refere a bilionários que exaurem o planeta e cobram uma fortuna para uma passagem só de ida para Marte.
Boa viagem.