Uma empresa com Lean, é composta por pessoas Lean?

Uma empresa com Lean, é composta por pessoas Lean?

Essa pergunta surgiu em minha mente durante um bate papo no Linkedin, podemos afirmar que uma empresa que tem um programa Lean é composta por pessoas Lean? Particularmente acredito que não, o fato de a empresa ter um programa Lean não garante que seus colaboradores sejam Lean. Porém, se essa premissa não é verdadeira, o oposto muito pelo contrário o é. Uma empresa composta por pessoas Lean, tem um programa Lean.

Pode parecer jogo de semântica, mas não é. Quando tudo começou lá em meados do século XX no Japão, as empresas não tinham nem programa e nem pessoas Lean. Porém, movimentadas pela necessidade fruto da segunda guerra mundial, essas tiveram que mudar e junto com elas mudaram também as empresas.

O cenário dentro de uma empresa nessa época era algo que pouquíssimas empresas ocidentais já tenham vivido, talvez empresas que faliram, por fim saibam do que estou falando. Mas a realidade vivida era de carência de matéria prima, de máquinas e de operadores. O que estava disponível mal dava para atender um pedido, sendo assim, uma empresa não podia se dar ao “luxo” de desperdiçar o que quer que fosse, era preciso produzir com o mínimo de materiais, mínimo de pessoas, mínimo de maquinas, e tudo deveria ser feito certo na primeira vez.

Pois bem, foi em função de todas essas necessidades que surgiu o conceito dos 7 desperdícios e é justamente na eliminação destes que encontramos a essência do Lean. E como todas as pessoas tinham e viviam sobre o mesmo conceito, é que práticas e ferramentas foram criadas e com o tempo as empresas foram se tornando Lean. Com base nisso é que afirmo que para termos uma empresa Lean, e não apenas uma empresa com programa Lean, é preciso tornar Lean as pessoas que as compõem.

Extremamente importante que se invista tempo e dinheiro no treinamento dos colaboradores, na transformação da cultura da organização. Quanto antes começarem, mais rápido os resultados virão, porém não pensem que estes virão em seis meses ou um ano. Uma transformação cultural não acontece com menos de cinco anos, e cinco anos de trabalho intenso e árduo. Os resultados começam a surgir depois que atinge-se a mudança cultural em parte dos colaboradores, e esses começam a realizar melhorias e assim conseguem puxar a mudança cultural nos outros colaboradores.

Por isso, não espere que a empresa chegue a um nível de pós-guerra ou pré-falência para tomar a iniciativa, comece já. Comece a tornar Lean as pessoas que irão forma a empresa...



Marcos Rogelho Povrosnek

Gerente de Produção | Coordenador de Produção | Supervisor de Produção | Black Belt Lean Six Sigma

6 a

Gostei! A mudança de cultura é o principal desafio! De forma sucinta é o q sempre busco deixar claro ao meu time! "Vamos dar um passo de cada vez! Fazer o hoje ser melhor q ontem! Trabalhando por 100 melhorias de 1% e não por apenas 1 100%!"

Fred Soares® L.

PCM | Manutenção | Materiais | Logística na Vli

6 a

Excelente artigo meu amigo Daniel Pezi.. 👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos