Uma forma sustentável e fácil de lidar com o lixo de casa
Eles são jovens e usam seu talento para encontrar soluções sustentáveis para os problemas que existem no mundo e dentro de casa. Eu adorei conversar com a Julia Ries e com o João Vitor Cury para o 2030, podcast do Change for Good. Julia é designer de produto e João é diretor da Topema, uma empresa que há mais de 50 anos produz soluções para cozinhas industriais.
O que me chamou atenção na história dessa parceria comercial é que eles se juntaram para criar um produto muito especial. “Começamos a trabalhar com resíduos orgânicos focados em grandes produtores como hospital e etc. Imagina a quantidade de resíduos orgânicos de um edifício com 5 ou 6 mil pessoas num prédio. São toneladas de resíduos orgânicos”, conta João. “Então, começamos a criar soluções para processamento de resíduo orgânico para reduzir, com o intuito de transformar esse resíduo em algo que pode ser reutilizado. Como, por exemplo, transformar uma tonelada de resíduo orgânico em adubo. E percebemos que as pessoas queriam ter isso em casa.”
Enquanto isso, a Julia terminava sua graduação com um TCC que falava do mesmo assunto: uma composteira eletrônica para as pessoas terem dentro de casa. Quando eles se conheceram, decidiram unir esforços para criar a recicladora de lixo orgânico Terraform. “Ela é muito fácil e simples de ser usada. Tem filtro de carvão pra tirar o cheiro. É um equipamento muito gentil”, afirma Julia.
Há um ano, eles têm vendido o produto. Para João, um dos sucessos do equipamento é que ele é uma experiência fácil. “As pessoas aceitam isso de forma mais natural. Porque, quando a gente gera lixo, a gente coloca num saco mágico, joga fora e desaparece. Quando tem um equipamento dentro de casa começamos a nos questionar: nossa, quanto lixo eu gero, quanto volume, será que precisa gerar tanto assim? A Terraforma entra de forma gentil, vai se adaptar, se afeiçoar, e percebe que pode transformar em adubo o lixo”, diz João.
Recomendados pelo LinkedIn
Foi uma conversa que me deixou muito entusiasmada! Não é maravilhoso conseguir resolver os problemas que temos de forma gentil e fácil. E tudo isso dentro de casa. Eu adoro essas soluções e fico muito animada de ver jovens tão competentes comprometidos com um tipo de trabalho que ajudará a gente a criar um mundo melhor pra todos.
Não deixem de escutar este e outros episódios do 2030, que vocês podem acessar no site do Change ou direto nos principais tocadores. www.changeforgood.com.br
*O Change for Good agradece a direção e produção da Overmedia e a criação da vinheta (inspirada na consagrada Alegria Alegria de Caetano Veloso) pelo músico e compositor Marcellus Meirelles e aproveita para agradecer e se desculpar por ter tomado emprestado, sem sequer pedir licença, as músicas Never Gonna Give You Up, de Rick Astley, para fechar este episódio.