Uma inspiração para 2025: esta estratégia vai engajar seu time!
Você provavelmente já ouviu falar sobre o intraempreendedorismo, um tema cada vez mais importante. Em um mercado competitivo, conquistar e fidelizar consumidores se torna mais difícil. Startups ganham força rapidamente, enquanto pequenas empresas muitas vezes superam as grandes.
De forma super resumida, a ideia do intraempreendedorismo é estimular que os colaboradores tenham o comportamento empreendedor dentro das empresas, mesmo não sendo donos delas. É sobre trazer para dentro das empresas o modelo de gestão e os comportamentos dos empreendedores.
Entenda melhor sobre o que é intraempreendedorismo!
A ideia do intraempreendedorismo é fazer com que a empresa desenvolva o comportamento empreendedor em seus colaboradores. Isso não serve apenas para a criação de novos negócios, mas também para estimular o sentimento de dono em cada funcionário. Além disso, incentiva que eles construam o futuro das empresas.
O grande desafio é que não é fácil fazer isso. Para criar um contexto genuinamente empreendedor dentro da empresa, três aspectos precisam ocorrer simultaneamente: o perfil dos colaboradores, a cultura organizacional e o papel da liderança.
Perfil do colaborador
Quando falo sobre o perfil do colaborador, a ideia é que tenhamos conosco funcionários que, apesar de não serem os donos diretos da empresa, tenham o comportamento empreendedor como se fossem.
Em um primeiro momento pode parecer até um pouco ingênuo falar isso, mas é completamente possível.
Não é todo mundo que quer correr os riscos e as incertezas de ter um negócio próprio.
No entanto, tem muita gente que gostaria de empreender se essa instabilidade fosse reduzida. Flavio Augusto diria que, embora a estabilidade não exista, você pode reduzir a instabilidade de empreender ao atuar como funcionário de uma empresa e empreender dentro dela.
Falar do colaborador é sobre estimular seu comportamento empreendedor, permitindo que cada um deles construa o futuro da empresa e que tenha a atitude de transformar suas ideias em realidade, a atitude de questionar e propor melhorias.
Cultura organizacional
Mas nada adianta contratar funcionários com esse perfil se a cultura da empresa não fomentar esse tipo de comportamento, as pessoas vão se sentir amarradas e frustradas por tentarem coisas novas e depois não verem suas ideias evoluindo. E esse é o segundo grande fator, a cultura precisa estar a favor do intraempreendedorismo.
Em um cenário onde o intraempreendedorismo é promovido, não tem espaço para a estrutura tradicional de “comando e controle”, a empresa tem que promover e apoiar o comportamento empreendedor, e estar sim disposta ao risco de errar.
As empresas mais inovadoras estão dispostas a correr riscos, de maneira controlada, claro, e principalmente a aprender com os erros. Não existe um caminho onde empreender seja blindado aos riscos de explorar novos negócios e novas formas de fazer o que estamos acostumados a fazer.
Falar de cultura abre um capítulo gigante, que não é o objetivo deste artigo, mas também não dá para falar de intraempreendedorismo sem falar de cultura.
Papel da liderança
Quem faz a cultura de uma empresa são as pessoas que estão dentro dela, a cultura é o reflexo do jeito de pensar dessas pessoas e dos seus valores. Por isso, fomentar o intraempreendedorismo nos leva ao terceiro ponto fundamental dessa história: os líderes.
Se os líderes da empresa não apoiarem e promoverem o intraempreendedorismo, as amarras existentes do status quo não serão quebradas. Os líderes precisam estimular a conversa entre as áreas, criar ferramentas para estimular a tomada de riscos e a mentalidade de testes.
Lembra que falamos que não há mais espaço para uma cultura de comando e controle?
Os líderes precisam desapegar de querer saber tudo o que acontece na empresa. Eles devem estimular que seus funcionários tomem decisões, afinal, é isso que o empreendedor faz todos os dias.
Como podemos esperar pessoas com atitude de dono se elas não conseguem tomar decisões e correr riscos? Os líderes das empresas precisam incentivar os funcionários a ajudarem na construção do futuro da empresa.
O que a gente quer é criar um ambiente que permita e estimule o empreendedorismo, permitindo que os colaboradores desenvolvam seu lado empreendedor. Criar um ambiente propício a este tipo de cultura levará a sua empresa a experimentar lugares diferentes do que estão acostumados, a ter novas ideias de negócios e a melhorar os processos internos.
Não é fácil, mas eu te garanto que sua empresa vai estar muito mais preparada para esse novo mercado que estamos vivendo e para o futuro, e nós da Inventta podemos te ajudar nessa jornada. Acesse nossa página sobre Programa de Inovação e Intraempreendedorismo e fique por dentro como podemos te auxiliar, através do engajamento e capacitação, a mudar os rumos da sua organização.
Clique aqui para assistir um vídeo que tratamos melhor sobre Intraempreendorismo e como ele pode turbinar a cultura da organização.