Uma moeda extra para 2018?
Não, não vou falar de Bitcoins!
Conversando com uma cliente sobre as possibilidades de engajamento para o novo ano, procuramos algum caminho que pareça a médio prazo, rentável e viável. Chegamos na conclusão simples: parcerias.
Ela (cliente) tinha recebido uma proposta sobre troca de serviços e ao que parece, divulgação orgânica era o ponto forte da proposta. Não se engane, você poderá receber muitas dessas propostas também.
Analisando a proposta, criei três dicas e saber quando uma parceria poderá ser rentável para sua empresa.
1 – Tem alinhamento com seus objetivos de comunicação?
Quando alinhamos os objetivos para o ano de 2018, por exemplo, estamos resolvendo um problema da marca. Podendo ser o reconhecimento, o posicionamento e que o público-alvo esteja percebendo esse alcance. A parceria faz que esses objetivos sejam alcançados? Estão dentro do prazo?
Se as respostas são positivas, então vale a pena fazer a parceria.
2 – O alcance da parceria faz parte da sua base de oportunidade?
Muito importante analisar, pois falar algo para quem não quer ouvir, não é somente perda de tempo como perda de foco. Sua persona, seu público e seus clientes precisam ser atingidos no momento certo, se possível, no momento exato. Estudar o perfil do público da parceria é o segundo passo para uma boa estratégia.
3 – Selecione parceiros com os mesmos pontos da sua empresa.
Se você não consegue gerenciar seus parceiros de canais talvez não tenha escolhido bem. Essa parte vai exigir que você tenha uma profunda análise um pouco mais demorada.
Seu parceiro precisa ter pontos semelhantes, pois a partir daí estarão falando a mesma língua.
Kotler elege três pontos para que os parceiros de canais sejam compatíveis com sua empresa: PROPÓSITOS, IDENTIDADE e VALORES. (Marketing 3.0)
O propósito está relacionado com o objetivo geral, a identidade se relaciona com o caráter do possível parceiro e os valores envolve as crenças compartilhadas.
Com esses pontos podemos fazer uma análise profunda para uma parceria e apostar em um alcance maior do público-alvo.
O importante é analisar os retornos e perceber se está sendo rentável a parceira, pois o que mostra o mercado, temos uma grande tendência em crescimento.
Ivanildo Matos, Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Estrategista Digital para pequenas e médias empresas e Analista de Marketing da Foco Consultancy. Aplica estratégias como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.