Esqueça a receita antiga de se fazer negócio!
Há mais de 7 anos no mercado de marketing digital eu ainda me surpreendo com alguns empresários mais antigos. Muitos deles são assumidamente contra investir no digital e acham que rede social, conteúdo, site atualizado e responsivo e uma boa comunicação pré e pós venda com o usuário/cliente é besteira.
Tá mais que provado que a publicidade online mudou completamente a forma de como fazemos negócio. Alguns são a longo prazo, claro, mas outros são imediatamente eficiente.
Se imagine nos anos 80. Quando iríamos sonhar em procurar um restaurante pelo celular? Quando chegamos a vislumbrar comprar um terno pela internet ou se alguma vez imaginamos experimentar um óculos pela câmera do computador?
Hoje, o mercado está mais democrático do que nunca. Os market places são a prova disso. A própria rede social redemocratizou e diminuiu os espaços entre cliente e marca. Ao mesmo tempo que as pessoas vão tendo informações elas vão ficando cada vez mais consciente e exigente e é nesse momento em que um consumidor decide pra que lado ela quer ir, o que quer comprar, qual é o serviço com mais qualidade e o mais confiável.
A forma de se comunicar com a esposa, com os filhos mudou, e como sua empresa deve se comunicar com o seu cliente também. “Ah, mas meu cliente não usa Instagram, porque eu iria pagar para uma agência postar coisa da minha empresa lá?” Ouço isso de muito empresário. Mas faça um raciocínio rápido: se sua empresa está fora das redes sociais e o seu concorrente tem, quem você acha que terá mais alcance? Mesmo sendo B2B. Lembra da publicidade mais antiga e eficiente do mundo? O boca a boca!
Imagine o seguinte cenário:
Um hospital está procurando um serviço terceirizado para desinfecção de produtos hospitalares. Os que estavam anunciando no Google ou o que gestor de compras não se convenceu com o que encontrou na busca orgânica, atual empresa que presta serviço não estão atendendo com o rigor que é esperado. Se sua empresa está nas redes sociais, as chances de esse gestor encontrar o sua empresa, ou alguém que está ligado a ele ver são infinitamente mais prováveis que simplesmente não ter. Isso é matemática básica.
Não há barreiras para a internet e os negócios. Ambos correm juntos Se o seu negócio não conseguir acompanhar, como em qualquer disputa de 100 metros rasos, vai ficar para trás. O marketing, hoje, não é feito para dar certo de imediato. O marketing de hoje se faz com conquista, desde as pequenas coisas às mais importantes e absolutas. Nada pode ser sumariamente descartado porque estamos acostumados a ter uma receita antiga de como vender um produto ou serviço. Muito do que era tido como certo de ontem mudou, as pessoas mudaram, a forma de se obter o sucesso esperado, consequentemente também vive uma metamorfose ambulante.