Uma Mudança Necessária
Os temas Psicologia e Sociedade nunca foram tão difundidos. Isso porque Eu, Você, NÓS testemunhamos um processo de desestrutura emocional coletiva que só vai piorar.
Faz sentido falar de Psicologia e Sociedade quando a perspectiva é de doença e colapso. Quando transtornos como depressão, ansiedade, pânico e o próprio suicídio não é mais um acontecimento marcante, é a regra.
Todas as dificuldades já conhecidas: procrastinação, desmotivação e muitos autodiagnósticos (autismo, tdah, narcisismo etc) que resultam na incompetência das pessoas, dos serviços, da comunidade, e que degrada a vida coletivamente-dependente de todos nós.
Se você acha que uma crise econômica é ruim, ou que a pandemia viral foi pesada, espere até conhecer o colapso social causado por uma pandemia de desestrutura emocional.
Isso pode parecer exagero, como se pensa do início de toda grande crise. Mas a verdade é que as pessoas não estão respondendo mais aos medicamentos para as emoções, e nem às intervenções terapêuticas, porque elas sequer tem o básico da estrutura emocional para poderem reagir.
Muitas não conseguem reagir e nem querem mais tentar. Outra imensa parcela se ocupa de algo que não vai levar nossa sociedade para um mundo melhor e mais saudável: o mundo digital e a grande bolha do "ganhe dinheiro sem fazer nada" - o que de fato, ainda que funcione para ALGUNS, não gera nenhum impacto positivo para NÓS.
Recomendados pelo LinkedIn
No final, entre ricos e pobres, todos sairão prejudicados, porque não haverá uma sociedade minimamente funcional.
Pense melhor: se isso está se alastrando, onde vamos parar?
É preciso tentar visualizar como é sair na rua, e tentar fazer suas coisas e viver numa realidade que esteja colapsada. Pais e filhos, conjugues, empresas, empreendedores, prestadores de serviços e consumidores, todos são responsáveis por nossa situação.
Porque os filhos vão suicidar, os conjugues não suportarão o desafio normal de uma relação, os amigos não se ajudarão porque ambos estarão ansiosos ou depressivos, os funcionários e prestadores de serviços não irão ao trabalho e quando forem serão absolutamente incompetentes, como se não estivessem ali. O que resta para NÓS?
Certamente um cenário bem ruim, muito pior do que o agora. E gostaria de começar a abordar isso aqui.
Isso te lembrou alguma situação? Compartilhe com a gente. Envie sua pergunta. Vamos continuar essa reflexão para podermos redirecionar.
Professora Universitária, Assistente Social, Consultora e Analista de Programas Sociais, Educacionais e Saúde Mental
3 mO cenário global é desafiante...Mesmo assim precisamos lutar, ter esperança, fé e coragem em todo tempo! A espiritualidade e saúde mental associada à outras abordagens terapêuticas recuperam e trazem um novo propósito de vida as pessoas.