Uma nutrição equilibrada é composta basicamente por:  Água; Fitonutrientes; Micronutrientes; Fibra; Macronutrientes.
Opte sempre por hidratos de carbono integrais

Uma nutrição equilibrada é composta basicamente por: Água; Fitonutrientes; Micronutrientes; Fibra; Macronutrientes.

Continuando a falar de Macronutrientes.

O segundo macronutriente principal são os Hidratos de Carbono "Bons".

O que são Hidratos de Carbono?

Ao contrário do que muita gente pensa, os hidratos de carbono não devem ser culpados pelo aumento de peso. A verdade é que se resume tudo à comparação entre equilibrado 'vs' não equilibrado. Os hidratos de carbono são a fonte preferida de energia do corpo, como tal é importante incluir o tipo correto na sua dieta diária para obter energia para as diversas atividades e funções corporais. Os hidratos de carbono altamente processados têm pouco mais a oferecer ao corpo do que calorias, enquanto os hidratos de carbono complexos fornecem energia e estão presentes, normalmente, em alimentos com elevado teor de vitaminas, minerais e, na maioria dos casos fibra.

Estou a Ingerir a Quantidade Certa?

Estudos clínicos indicam que 40% do total de calorias diárias seja proveniente de hidratos de carbono 'bons', para ajudar a atingir um bom equilíbrio. Contudo, é importante não esquecer que, o consumo de hidratos de carbono varia de pessoa para pessoa, diferindo também consoante o nível de atividade diária/semanal. Para além do consumo diário habitual de hidratos de carbono 'bons', depois do exercício físico também precisa de restabelecer as reservas de energia do seu corpo, consumindo hidratos de carbono (e proteína) - idealmente na hora seguinte a terminar o teu treino.

Então, o que devo ingerir?

Tal como um carro, o seu corpo precisa de combustível de alta qualidade para funcionar no seu melhor, por isso procure consumir hidratos de carbono no estado mais natural possível. Trocar os hidratos de carbono 'brancos' processados, que são normalmente ricos em açúcar e calorias e têm um baixo teror de nutrientes (como bolos e bolachas), por hidratos de carbono mais complexos como leguminosas, cereais integrais e legumes, pode fazer uma grande diferença, ajudando a manter o bem-estar e a atingi os seus objetivos. Depois do exercício, combine hidratos de carbono com proteína, para restabelecer em pleno as suas reservas de energia e ajudar os músculos a recuperar.

NOTA:

De acordo com estudos clínicos foram reveladas desvantagens resultantes do corte drástico de consumo de hidratos de carbono - principalmente se praticar exercício físico regular. Para provar que os hidratos de carbono não são o inimigo, eis as desvantagens:

  • Atividade cerebral (cognitiva) debilitada
  • Humor negativo ou inconstante
  • Supresão da atividade do sistema imunitário
  • Degradação muscular mais acelerado (má notícia para quem pretende desenvolver massa muscular)
  • Metabolismo mais lento (como resultado da diminuição de atividade da tiroide)
  • Aumento de cortisol, hormona de stress

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Próximo artigo...

O terceiro Macronutriente Principal - Fibra



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de José Manuel Rodrigues

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos