85-UPGRADE NA NOSSA ZONA DE CONFORTO
UPGRADE NA NOSSA ZONA DE CONFORTO
O termo Zona de Conforto é constantemente mencionado nos artigos relacionados com o nosso comportamento.
Num primeiro entendimento ele nos leva a imaginar como alguém esborrachado num sofá descansando o esqueleto de forma bem agradável.
Também nos leva a imaginar que se alguém teima em ficar na sua zona de conforto, poderíamos concluir que essa pessoa não está a fim de fazer algum esforço para melhorar a sua vida. Está mais para deixar tudo como está para ver como fica.
Então como pensar em fazer um upgrade em alguma coisa tida como não boa?
Não vamos ficar achando que se nos comportarmos assim é porque somos eternos preguiçosos. Existe uma explicação psicológica para a nossa acomodação.
Todas as nossas experiências, boas ou ruins são arquivadas no nosso subconsciente.
Ele é uma espécie de memória virtual de grande capacidade de armazenamento, praticamente ilimitada.
Podemos achar que perdemos uma informação por tê-la esquecido, mas ela continua armazenada no nosso inconsciente.
Nosso inconsciente tem capacidade para armazenar 100 vezes conteúdo de toda a Enciclopédia Britânica. A enciclopédia por sua vez, tem cerca de 40 milhões de palavras e meio milhão de tópicos. Em 2012, começou a ser publicada na versão online.
Agora, como sabemos que a nossa memória inconsciente tem essa fenomenal capacidade?
Sob hipnose, as pessoas conseguem lembrar com clareza perfeita, eventos de 50 anos atrás. Essa memória inconsciente é praticamente perfeita.
Só temos dificuldades em recuperar os eventos anteriores à idade em que aprendemos a utilizar a linguagem. Temos a sensação de que nos lembramos, mas fica difícil de explicar exatamente o que aconteceu.
A mente subconsciente é subjetiva e isso significa que não se baseia em fato ou em verdades
Ele não se envolve com a razão. Ela simplesmente, apenas obedece aos comandos que recebe da mente consciente. Dai a grande aplicação da PNL-Programação Neurolinguística que deixamos de explicar por falta de espaço.
A mente subconsciente está atuante dia e noite para manter o nosso comportamento um padrão consistente, com todos os hábitos, pensamentos e ação. Tudo devidamente armazenado e memorizado.
A zona de conforto é ativada quando se vai mudar algum hábito. Assim, a mente subconsciente faz-nos sentir emocional e fisicamente desconfortável, tenso e inquieto nessa situação.
Qualquer coisa nova ou diferente que vamos fazer, tentando mudar algum hábito, alterando antigos padrões, alterando costumes, o nosso subconsciente nos puxa de volta para mantermos nossos padrões de comportamento, trazendo-nos para a nossa atual zona de conforto.
Manter-se na nossa zona de conforto, sendo complacente com o que deveria ser mudado e deixar como está, é um grande inimigo da criatividade e do nosso futuro.
Assim, para crescermos, temos que aceitar o sentimento de desconforto ao tentar fazer coisas novas que fogem aos nossos padrões convencionados. A partir de um certo tempo, atualizamos nossa zona de conforto a um novo nível superior e tudo recomeça pelo menos para os mais resilientes!
Apesar desse conflito que surge ao tentar mudar hábitos, existe uma boa razão positiva para isso. Mantendo hábitos já enraizados, o corpo economiza energia pois é tudo fica sob o comando de um “piloto automático”.
É como voltar para casa usando o caminho tradicionalmente conhecido.
Realmente, ficar na zona de conforto não leva a lugar algum. Pode, quanto muito ser tão confortável e acabar-se dormindo e deixar as boas oportunidades passarem.
Também como se diz, no linguajar popular: 'Quem espera desespera," mas, democraticamente, cada um pode tomar a sua própria decisão uma delas é esperar, na sua deliciosa zona de conforto que com tempo ficará bem desconfortável. Ou seja, não fazer coisa alguma é também uma decisão. É uma questão de tempo e é assim que se comportam as pessoas não altamente resilientes
Podemos dizer que zona de conforto é um conjunto de contingências ambientais e comportamentos com os quais uma pessoa se sente confortável sem sofrer qualquer tipo de risco.
Também, podemos concluir que o alcance da zona de conforto de uma pessoa, pode caracterizar a sua personalidade, assim uma pessoa altamente resiliente no seu campo de atuação está continuadamente fora da sua zona de conforto.
Temos inúmeros exemplos que mostra que a uma pessoa muitas vezes precisa sair da sua zona de conforto, tal como quando na perda do emprego. Então ela vai ter que fazer alguma coisa; procurar novo emprego distribuindo currículos, se preparando em novas qualificações para resolver o seu problema.
Podemos lembrar e comentar a chamada Lei de Inércia. Essa lei diz que se um corpo estiver parado, sem movimento, ele assim continuará até que seja posto em movimento. E ele estando em movimento assim continuará.
Como se percebe, a pessoa que está estacionada na sua zona de conforto, segue a lei da Inércia.
Conclusão: uma pessoa que se estabilizou na sua zona de conforto tenderá a se estabilizar ali.
Muitas vezes mesmo uma pessoa estando detestando o seu emprego nele se mantêm, pois, a sensação de segurança é mais forte e desestimula sair da sua zona de conforto. Assim colocado, pode-se entender que a zona de conforto inibe a criatividade da equipe.
A primeira lei de Newton, explica o que acontece a um corpo quando a resultante de todas as forças externas que nele atuam é zero: o corpo pode permanecer em repouso ou continuar o seu movimento retilíneo com velocidade constante.
A primeira lei de Newton diz nos explica quando todas as forças externas que nele atuam é zero, o corpo permanece em repouso ou continua o seu movimento retilíneo com velocidade constante. Assumindo que essas tais forças externas sejam a nossa vontade de atingir o sucesso e elas sendo zero, simplesmente iremos permanecer em repouso, nossa zona de conforto e seguir a nossa vidinha de forma retilínea sem gerar nada de especial que possa tornar nossa vida mais vibrante, mais vitoriosa!
Bem pessoal, vamos fazer esse nosso corpo sair da imobilidade!
Vamos aplicar nele toda força da nossa resiliência e acelerar a nossa velocidade para atingirmos os nossos objetivos o mais rápido possível. www.elazierbarbosa.com.br
Supervisor de instalações na CHESF
7 aAdorei!!