Upsizing to Cloud

Falar de mudança em tecnologia, hoje, já é assunto conhecido por todos. Os rápidos avanços fazem empresas e profissionais mudarem e se adaptarem rapidamente. O processo de aprender e desaprender torna-se a maior arma do profissional. Manter-se atualizado já não é uma obrigação e sim uma questão de sobrevivência.

Analisando essas mudanças de tecnologia, vejo que nosso atual momento é muito parecido com o que já vivemos no passado. Basta lembrar do famoso “Downsizing”, transposição das aplicações do mainframe para a plataforma Client-Server. Nos anos 80, a adoção desse tipo de tecnologia fez muitas organizações migrarem seus ambientes centralizados para uma plataforma mais moderna. Essa nova plataforma permitia várias novas funcionalidades como interface gráfica, processamento distribuído entre outras.

Os ERP, na nova tecnologia Client-Server, viraram a tônica das organizações. Foram implementados de forma global trazendo padronização e processos para as empresas. Controle e qualidade das operações atingiram índices nunca antes alcançados. A Internet, nos anos 90, também fez uso dessa plataforma de servidores implementando novos conceitos como o three-tier, ampliando o número de servidores e separando funções em camadas de Apresentação, Aplicação e Dados. Uma evolução do conceito de Client-Server.

Hoje, com a computação em Nuvem, vivemos uma nova grande mudança de tecnologia muito parecida com o Downsizing dos mainframes. O Upsizing to Cloud é um movimento tecnológico já assumido por todos. Daqui para frente será mais comum compartilhamos sistemas e dados em nuvens tornando nossos ambientes híbridos. Esse novo ambiente necessita de uma nova arquitetura baseada em micro-serviços e APIs (Application Program Interface), mudando radicalmente a atual arquitetura que agora ficou obsoleta.

Estudos dos grandes institutos apontam a importância da modernização do Core Operacional das empresas. A Plataforma Operacional das organizações tem que estar alinhada a esse novo ambiente Multicloud e sua nova arquitetura, o que irá possibilitar o uso amplo de novas tecnologias como AI (Artificial Intelligence), RPA (Robotic Process Automation) e Blockchain. Empresas que não estiverem com essa visão terão sérios problemas para acompanhar essa nova era de conexões em Multicloud, entre aplicações e dados.

Estamos no início dessa nova jornada e com muitas possibilidades a serem criadas e implementadas pela frente. Mas primeiro temos que migrar da plataforma Client-Server para Multicloud. E esse esforço é igual, ou pior, do que o do Downsizing. Agora, em vez de Downsizing o movimento é de Upsizing.


Carlos Eduardo Lima

Ajudo melhorar a experiência dos clientes fornecendo dados estratégicos para decisões mais assertivas e aumento as avaliações positivas das empresas no Google

4 m

👏

Monikaben Lala

Chief Marketing Officer | Product MVP Expert | Cyber Security Enthusiast | @ GITEX DUBAI in October

3 a

Joaquim, Your content is very engaging . It would be pleasure to have a quick conversation as per your suitable hour.

Gustavo Bunger

Gerente de Arquitetura | Arquiteto de Soluções | Solution Architect | Arquiteto Corporativo | Enterprise Architect | Arquiteto de Dados | Data Architect

3 a

Muito bom o paralelo com o "Downsizing", resgatando esse histórico e invertendo para nossa realidade. Parabéns pelo artigo - Não tenho visto muita vida futura fora do Cloud, ainda que certos desafios (dependendo da nuvem) ainda precisem ser transpostos para algumas plataformas (apps e infra em Unix, HP-UX por exemplo).

Flavio Ricote

Atuando no processo de Transformação Digital das empresas do Sudeste - RJ e ES

3 a

Simples e direto ao ponto...

Nelson Dias

Analista de Infraestrutura Sr. | Azure Administrator - AZ 104

3 a

Falou tudo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos