USO DA COMUNICAÇÃO EFICAZ – A REALIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO
Chega-se à hora da verdade, realizar a apresentação, postar-se diante do público e contar a história criada para convencê-lo a adotar uma nova ideia, um novo comportamento.
Os grandes apresentadores relatam que sentem um frio na espinha ao iniciar uma apresentação diante do público. É uma sensação normal, que no decorrer da apresentação, vai se esvanecendo. É necessário manter a tranquilidade ao realizar a apresentação.
Bons apresentadores revelam de imediato a mensagem principal, geralmente, por meio de um slogan memorável e a sustentam com dados e evidências sempre bem articuladas. Sua narrativa é impactante, marcante, capaz de transformar quem assiste à apresentação.
A linguagem utilizada pelo apresentador deve alternar emoção e razão. Deve ter a intenção de revelar ao público a existência de um problema (ou um obstáculo a ser removido, um algoz a ser batido) e este precisa ser compartilhado e obter a adesão de todos para saná-lo (uma solução possível ou um herói invencível). Isso permite falar diretamente ao coração dos espectadores usando sua própria emotividade para influir. Mas deve utilizar, também, os verbos na forma imperativa de forma a dirigir, direcionar a ação dos seus espectadores.
O apresentador busca induzir seus espectadores à ação automática, usando princípios de persuasão, fazendo com que seja crível e passível de adoção sua linha de raciocínio e buscando incentivar o público a assumir um compromisso e manter-se consistente com ele dali por diante. Deve-se responder à pergunta do público a respeito dos benefícios que alcançará ao participar dessa jornada.
A abordagem utilizada deve ser no sentido de simplificar ao máximo as mensagens a serem transmitidas em termos de discurso e com grande apoio visual, além de alguns eficientes recursos cênicos. A amplitude de público exige que a apresentação seja extremamente compreensível, pois a plateia não pode ter dúvidas a respeito da proposição.
A história precisa valorizar os pontos fortes que o conteúdo dispõe, com um início claro, explicando a situação, um desenvolvimento bem construído, demonstrando o problema existente e os efeitos que ele está causando, bem como os contrates entre uma situação existente e uma possível e a conclusão conclamando a uma mudança de atitude. Deve prender a atenção do público e o objetivo da apresentação deve ser esclarecido. É interessante proporcionar um fluxo crescente de emoção ao contar a história, sem perder, no entanto, o foco racional no tema.
O suporte visual deve ser excelente, ilustrando e reforçando as mensagens transmitidas ao público, facilitando o entendimento da plateia.
O apresentador deve se esmerar em sua performance com domínio do discurso, boa argumentação sustentando as mensagens com autoridade, desenvoltura e bom humor, espontaneidade e improvisação planejada, harmonia entre o discurso e o suporte visual, foco no público, boa presença de palco, empolgação e devoção e uso inteligente dos recursos cênicos.
Ao usar os pontos decisivos para chamar o público para a aventura, deve-se criar um desequilíbrio que incomode a audiência entre uma situação presente e uma proposição de solução. Aí se pretende convencer o público a seguir na jornada. Quando se propor a convidar o público para a ação, deve-se demonstrar cabalmente a necessidade de sua intervenção para se obter o sucesso na empreitada.
O fechamento da apresentação deve expor recompensas futuras, levando o público a refletir sobre as vantagens de se adotar a proposição.