Quer montar uma apresentação genial? Crie um início impactante.
6 dicas preciosas de roteiro para manter a audiência superligada já na primeira parte da apresentação.
A abertura de uma apresentação, seja ela para executivos, professores, empresários ou produtores artísticos, exige uma certa carga emocional. Precisa agarrar a audiência. Mostre a ela a que veio e crie identificação já no 1º ato.
Qual a primeira experiência que sua audiência vai viver?
Qual o título de abertura?
A primeira linha de texto é forte?
A primeira imagem é impactante?
Os momentos iniciais são uma poderosa oportunidade para criar uma impressão positiva. Saiba como montar o 1º ato.
Metáforas
Você pode, por exemplo, oferecer à audiência uma metáfora que dará a ela uma referência para vivenciar melhor a sua apresentação.
Um título bem escolhido pode iluminar uma metáfora e criar uma atmosfera que deixe a audiência curiosa e ligada na experiência que se aproxima. Vamos tomar por exemplo o título de um filme: O Poderoso Chefão.
Ele sugere que Don Corleone é uma espécie de pai e deus para aqueles que o conhecem. Já o logotipo do filme mostra uma marionete sendo manipulada por cordões. Don Corleone seria o manipulador? Seremos nós também marionetes nesta vida? Ou temos livre arbítrio?
O título metafórico abre espaço para diversas interpretações e cria a atmosfera de expectativa na audiência. Em suas apresentações, trabalhe com o lado lúdico na abordagem.
Imagem
A imagem da abertura é outra poderosa ferramenta para despertar a atenção. Pode ser uma imagem metafórica ou mesmo literal. O interessante é que alerte a audiência para a história que virá e seja visualmente atrativa.
Prólogo
Estruturar a sua apresentação em três atos não quer dizer que você precise necessariamente começar pelo primeiro. Desconstrua tudo e comece pelo final, o 3º ato. A isso damos o nome de prólogo. É uma forma eficiente de chamar a atenção da audiência. Afinal, por quais caminhos você andou até desembocar naquele final tão surpreendente? Sacuda a audiência. Eles vão ficar loucos de curiosidade.
Contraste
Outro bom artifício para começar bem uma apresentação é fazendo o Mundo Comum do primeiro ato um lugar completamente diferente do Mundo Especial que se mostrará com o início do 2º ato. Ao fazer a passagem de um ato ao outro, deixe bem clara a mudança, visualmente e na abordagem. A audiência adora ser surpreendida por situações de antes e depois.
Teaser
Crie expectativa sobre o futuro, sobre os efeitos de mudança quando os objetivos forem alcançados, sobre superação e sobre a lição que será ensinada com a jornada apresentada por você. Perguntas de ação levam a história para a frente estimulam a audiência. Para onde iremos? Como chegaremos lá? Como será a vida depois disso?
Identificação
Não faça firulas. Crie de cara uma boa identificação com a plateia. Eles precisam acreditar que o que você propõe pode fazer parte de suas vidas. Isso se transforma em um convite para que entrem na história e a acompanhem com seus próprios olhos. A identificação com necessidades universais estabele um vínculo entre a audiência e a sua apresentação. Isso é fundamental para o sucesso de seus objetivos.
Isso não é tudo. No blog da Argumento Apresentações Profissionais tem muito mais para ajudar você a criar uma superapresentação. Te espero lá!