Utilizando #AI Banking: como a inteligência artificial levará o Fintech a novos patamares em 2021
A #IA contribuiu fortemente para a transformação dos serviços financeiros nos últimos anos e a tecnologia está prestes a revolucionar a forma como lidamos com o dinheiro em um futuro próximo.
A capacidade de analisar instantaneamente grandes volumes de dados para descobrir novos insights e informações está impulsionando a adoção da #IA nas empresas para criar novas eficiências e identificar novos padrões para melhorar o processo de tomada de decisão.
Os consumidores podem nem mesmo reconhecer as inúmeras maneiras em que a inteligência artificial já está sendo utilizada nos bastidores pelas empresas diariamente, mas como muitos de nós continuamos a ficar interconectados e dependentes de processos digitais, seu uso provavelmente se tornará mais prevalente no Tempo.
O maior relacionamento entre #IA e fintech pode ajudar o setor financeiro a combater a fraude de forma mais eficiente, oferecer melhores experiências ao cliente e utilizar um nível maior de conveniência para os clientes.
Os aplicativos de #IA dentro da fintech deverão crescer em taxas variáveis ao longo da primeira metade da década, com a Ásia configurada para se desenvolver mais rapidamente. No entanto, a Europa e a América do Norte também verão um crescimento significativo nos próximos anos, à medida que a tecnologia continua a revolucionar as finanças.
Vamos dar uma olhada mais profunda nas funções que a #IA desempenhará para levar a fintech a novos patamares ao longo de 2021 e além:
Refinamento de Robo-Advisors
Os campeões de inteligência artificial financiam sob demanda, e com mais entradas no mundo dos investimentos do que nunca na esteira da pandemia Covid-19, o valor que os robo-consultores trazem em gerenciamento de portfólio personalizado e recomendações de produtos é altamente procurado.
“O que analisamos acima, na verdade, parece ser a consequência da pandemia e dos pacotes de estímulo que se seguiram. Isso criou um pool de fundos que os investidores de varejo poderiam começar a investir em ações. De acordo com o relatório da Fidelity, havia 26 milhões de contas de varejo em 2020, ou seja, um aumento de 17% em relação a 2019, enquanto o volume diário de negociação dobrou ”
Embora tenha havido debates em torno da ética e da precisão atribuída aos consultores de #IA para investimentos, sua popularidade está crescendo em um ritmo rápido ao longo de 2021. As soluções mais recentes desenvolvidas têm o poder de recomendar oportunidades de investimento aos clientes com base em sua renda, hábitos de investimento atuais, apetite de risco e muitas outras métricas.
A complexidade dos robo-consultores cresceu desde os dias em que atuava em soluções baseadas em questionários, passando pelo gerenciamento dedicado de fundos e portfólio, até o reequilíbrio algorítmico e propostas.
Nos próximos anos, essas tecnologias emergentes serão refinadas ainda mais em percepções intuitivas que estão melhor posicionadas para gerar valor entre os investidores.
Recomendados pelo LinkedIn
Detecção de atividade fraudulenta
A fraude tem sido um problema persistente e prejudicial que assombra o setor financeiro. No entanto, o surgimento da inteligência artificial significou que as empresas de cartão de crédito agora têm o poder de implementar segurança cibernética e análise preditiva em seus fluxos de trabalho de detecção de fraude - ajudando a reduzir significativamente os casos de falsos positivos.
A gama de ferramentas analíticas que podem ser conduzidas pela #IA ajudam a coletar e analisar dados, aprendendo e monitorando os padrões de comportamento do usuário. Isso é então usado para identificar raridade e quaisquer sinais de alerta de atividade fraudulenta.
Já podemos ver fintech inteligente impulsionado por #IA para ajudar a limitar os casos de fraude. Por exemplo, uma fintech japonesa em 2020 se ofereceu para fornecer detecção intuitiva de fraude e soluções de lavagem de dinheiro para instituições financeiras em todo o mundo. Esta solução é considerada como tendo o poder de detectar transações fraudulentas com mais de 90% de precisão - gerando um impulso significativo para as empresas de cartão de crédito.
Pontuações de crédito verdadeiramente personalizadas
Nos dias de hoje, muitas fintechs e instituições financeiras começaram a distribuir empréstimos aos seus clientes exclusivamente online. No entanto, apesar da conveniência que essa abordagem oferece aos usuários, é vital verificar o histórico financeiro do cliente e seu perfil de risco antes de sancionar qualquer transação. Aqui, a #IA pode desempenhar um papel fundamental na otimização de empréstimos online. As empresas Fintech podem utilizar inteligência artificial para reconhecer clientes com base em sua análise de dados predefinida e padrões associados fornecidos por algoritmos de aprendizado de máquina.
As ferramentas de #IA também podem ajudar a automatizar o processo de aprovação de empréstimos online, ajudando a definir o perfil dos clientes com precisão com base em seus perfis de risco. Essa abordagem ajuda as fintechs a sancionar valores de empréstimo pré-determinados, ao mesmo tempo em que gera receita com o crescimento de sua base de clientes.
Além disso, os desenvolvedores de aplicativos da fintech podem incorporar mais recursos como calculadoras EMI e autoavaliação para elegibilidade de empréstimo com base em tecnologias de #IA e aprendizado de máquina. Em suma, a integração da inteligência artificial dentro da fintech trará mais estabilidade às empresas, agilizando seus processos e melhorando a qualidade de seus serviços.
Processamento automatizado de reivindicações
Consumerização no impacto que tecnologias baseadas no consumidor, como smartphones e aplicativos de mensagens, têm nas empresas. Aproveitar os benefícios da consumerização significa que as empresas - incluindo fintechs de seguros - estão investindo em plataformas centradas no consumidor que alcançam os clientes ou interagem com eles onde passam uma grande parte do seu tempo. Isso pode ser visto na frequência com que os chatbots #AI são usados.
O processamento de sinistros é um processo extremamente tedioso para as seguradoras e seus clientes. Segue um procedimento no qual deve determinar os problemas do cliente - como casos de doença ou lesão - analisando a validade de seus casos e ativando o processo de reclamação.
Todo esse ciclo pode ser longo e complexo. No entanto, a inteligência artificial pode avaliar automaticamente as reivindicações, usar big data para gerar estimativas sobre sua validade e fornecer um maior nível de conveniência ao longo do processo.
Em um ano em que ainda estamos lidando com a pandemia Covid-19 e a pressa inesperada para adotar estratégias de transformação digital, o setor financeiro confiou fortemente na inteligência artificial para ter um bom desempenho em 2021.
Os exemplos de #IA em fintech que cobri acima são apenas o começo do que será uma grande década para a adoção da tecnologia nos serviços financeiros tradicionais. Os novos patamares experimentados em 2021 serão usados como um trampolim para uma cobertura mais abrangente, serviços automatizados e maior conveniência em toda a indústria. O melhor está por vir.