UX - Muita gente conhece, mas será que sabe aplicar?

UX - Muita gente conhece, mas será que sabe aplicar?

Em tempos de transformação digital falar sobre UI e UX parece até redundância entretanto, é notável a quantidade de pessoas que não sabem como se aplica, ou pior que só serve para clientes externos...

Basicamente uma boa UX consiste em proporcionar uma boa experiência para seus usuários, mas para isso é necessário que se saiba algumas coisas primeiramente:

  • O que é valor para o usuário: O que faz uma pessoa se interessar por um produto necessariamente em um primeiro momento é algum tipo de benefício, que pode ser algo financeiro ou não, que eu geralmente gosto de chamar de estágio primário ou estágio de atração dos usuários.
  • Valor é algo fixo: Esse é um pilar que precisa estar muito claro na cabeça do empresário! pois o valor é algo sempre mutável, e ele sempre acompanha o histórico do usuário e é principalmente afetado pela variação da sua renda, sendo que essa variação pode ser algo positivo ou negativo, esse entendimento é algo fundamental pois caso os benefícios ofertados pela empresa sejam os mesmos para usuário em diferentes estágios de renda e tempo de casa, pode ser que para este cliente não faça mais sentido os pacotes de vantagens ofertadas pela empresa, ou propriamente dizendo deixem de ser benefícios para ele, conforme mostrado na matriz abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


  • A necessidade da manutenção da UX: Esse último tópico é praticamente consequência do anterior, a vigilância e a necessidade da manutenção da UX deve ser constante pois de acordo com a evolução dos clientes, as gerações de valor também mudam, e dificilmente você consegue padronizar o valor para o cliente pois isso é algo muito pessoal e relativo e justamente por isso que ela deve ser sempre gerenciada, pois a não compatibilidade dos benefícios acarreta em um risco de um cliente deixar de consumir seus produtos ou serviços pois não sente que faça mais sentido o que é ofertado para ele e quanto maior o poder aquisitivo do cliente maiores são as exigências e complexidades para mantê-lo fidelizado.

E para finalizar UX não é só de cliente externo! se você não consegue dar uma boa experiência nem para seus clientes internos como você quer gerar uma boa experiência para o público externo? o melhor laboratório para testar isso é o quintal de casa... e lembrar sempre que Experiência do usuário é basicamente pesquisa e entendimento de valor e monitoramento das mutações dessa percepção de valor diante do tempo, tendo isso em mente vai ficar mais fácil fidelizar os seus usuários e assim agregar a marca da sua empresa/departamento/equipe ou qualquer outro objeto ou entidade que você possa ofertar um produto ou serviço.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Giovanni De Simone Nogaroli

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos