A V I D A
Edmilson Alves
Se você conhece o caminho, certamente conhece os objetivos que lhe fazem viver, cada minuto, valorizando-o, eternizando-o em busca da perfeição. Os níveis da consciência inferem que durante a jornada, o máximo que irá conseguir, é ser perfectível. Isto é, busca-se a perfeição, todavia, os limites humanos lhe impedem de chegar até a essência final, A PERFEIÇÃO. Há os perfeccionistas que vivem insatisfeitos com a imperfeição dos outros e de si mesmo, sendo uma doença que necessita de tratamento e cura. A criatura se constrói, tijolo sobre tijolo, um de cada vez, e leva a existência inteira e não chega ao final da obra. Por isso, os mestres da sabedoria falam em caminhos... Estradas feitas durante o caminhar. A mensagem da sabedoria é muito simples: você precisa encontrar o caminho e caminhar. O pássaro voa, mas, nenhum rastro é deixado, logo, ninguém pode acompanhá-lo. O caminho é um percurso inexplorado, não tem mapa e cada um precisa encontrar o seu percurso vivencial. A criança nasce ignorante – desconhecendo o saber. A meta de cada um é evoluir rumo à perfeição, mas, nada é perfeito.
Conferindo um vasto caminho a percorrer, a vida nos ensina que caindo e se levantando, errando e consertando os equívocos, revelam-se o discernimento do que é justo bom e certo. É saindo da zona de conforto que nos habituamos a viver caminhos novos e desafiantes que elevam o intelecto rumo à sabedoria que resgata a dignidade do homem. É promovendo o conhecimento de si, que a verdade e luz brilham em seu firmamento.
Viver é aprender continuadamente. Sentir o ânimo de aperfeiçoamento depende do pensar, simplificar e executar missões, buscando o que verdadeiramente se ama, o que ardentemente se anela! A organização vital que ordena os fenômenos físicos como fatores viventes, infere que as emoções conscientes reordena a organização anímica, os fenômenos físicos e vitais de forma a possibilitar a aparição da consciência.
A organização espiritual, absolutamente individual de homem para homem, organiza as instâncias da biologia de cada criatura. A vida é uma eterna ebulição – tudo se transforma e se transfigura. As atitudes de hoje constroem o amanhã e, quiçá, a eternidade Mas, para construção do hoje, tijolo versos tijolos, é que os permite sair das amarras da própria casca de noz, onde todos nos encontramos, e liberar o pensamento das prisões existenciais do inconsciente visando novas descobertas e novo saber. Fiquem certo, no entanto que, a vida é um grande paradoxo: O bem e o mal existem para o homem percorrer com liberdade, visando encontrar a verdade que o libertará.
.