Vale a pena fazer um curso nas férias?
Estudar ou trabalhar em um país estrangeiro é o sonho de muitas pessoas. De maneira temporária ou definitiva, viver esse tipo de experiência fora do país é um grande ganho pessoal e profissional. Mas nem sempre conseguimos dispor de muito tempo para isso: como finalmente fazer um curso de idioma no exterior se já estou no mercado de trabalho? Uma excelente opção para quem não pode passar muito tempo longe, seja do país e do emprego, é apostar em um curso de férias.
Os benefícios dessa escolha são muitos: além de voltar com um diploma para casa, você tem a oportunidade de conhecer e compartilhar momentos e lugares com pessoas de outras culturas. Na Europa e EUA os cursos de verão são muito comuns (e abundantes!). Uma das opções é o chamado Turismo Idiomático, que atrai aqueles que querem aprender o idioma de um país estrangeiro. A Espanha é um conhecido destino desse tipo de turismo, atraindo europeus, asiáticos e americanos que desejam aprender espanhol e conhecer o país, rico em cultura e opções de lazer para todos os gostos.
Existem várias escolas de idioma que oferecem esses cursos, além de oferecer suporte local, auxílio para trâmite de visto (quando necessário) e opções de alojamento. Você também pode aproveitar e intensificar os estudos com um professor particular, que poderá planejar um curso sob medida para seu tempo e interesses, além de dar muitas dicas de como viver plenamente o país no tempo que estiver estudando. Outra opção são os cursos de idioma nas grandes universidades da Espanha, como a Universitat de Barcelona. Mesmo com o catalão como idioma forte local, como já falamos aqui, a instituição oferece várias opções de cursos de espanhol, para todos os níveis. Muitos aproveitam o verão no hemisfério norte para estudar na cidade – e aproveitar suas praias e paisagens naturais.
Muito além do idioma
A cidade atrai também quem quer fazer outros tipos de cursos. Para isso, uma boa opção é verificar a agenda de como a EADA, ESEI, BAU e IESE, esta última eleita a quarta melhor Business School da Europa em 2020 e 4º melhor MBA de 2021, segundo o Financial Times. Nesses cursos, além de melhorar o idioma, você faz uma degustação de como é estudar fora e conviver com pessoas de outras nacionalidades. Tudo isso num curto período de tempo e aproveitando para curtir a cidade nas horas de folga.
A EADA, por exemplo, oferece um curso de Introdução aos Negócios Internacionais durante este verão (inverno no Brasil, não se esqueçam) sobre as diferentes áreas que formam uma empresa e o entorno socioeconômico na qual elas se desenvolvem, com foco na realidade espanhola e europeia. Já na ESEI, os cursos de verão são voltados para marketing digital, estratégia internacional de negócios e cibersegurança.
Mas nem todos os cursos oferecidos falam só de negócios. Na BAU, a chamada Universidade de Verão reúne cursos que vão desde Desenho de Coleções de Moda até Materiais Sustentáveis para Desenho de Espaços. Sejam quais forem seus interesses e ambições, com certeza você encontrará um curso adaptado a elas. Aposte na ideia - a experiência de estudar fora do país é enriquecedora.
Coach, Mentora e Especialista em Desenvolvimento Humano dentro das organizações.
3 aUm dos momentos mais marcantes da minha vida, sem dúvida nenhuma foi o intercâmbio que fiz na Europa e esta experiência alavancou minha carreira mais de uma vez. Como hunter, percebo também a diferença que faz na carreira dos profissionais que entrevisto. ótima matéria.
Liderazgo I Gestión I Ventas I Cultura I Educación I Conexión I Escritura
3 aNada melhor que unir lazer e aprendizado. Dois sonhos realizados de uma vez só, com a vantagem de levar pra casa a mala mais cheia do que qd chegou no destino - e nao estou falando das queridinhas compras! Outro ponto interessante, neste caso, é q é na rua, no dia a dia q vc entende na prática a aplicação da gramática, do vocabulario, das regras estudadas em sala de aula. É na rua que as expressões fazem mais sentido. Sim, vale mt a pena fazer um curso nas férias!!! 👏🏻👏🏻
Consteladora sistêmica - presencial, online e grupos
3 aExcelente dica. Os cursos de verão são mesmo ótimos para unir o útil com o agradável.