Vale a pena treinar para uma entrevista de emprego?
Existem muitos tabus relacionados ao comportamento e sobre o que falar durante uma entrevista. Joguei no Google a frase “como se comportar em uma entrevista” e apareceram mais de 2 milhões e meio de resultados.
Mas, para se sair bem em uma entrevista é necessário ter respostas prontas e tanto treinamento?
É interessante ter suporte para se preparar para um processo seletivo, mas com o objetivo de auxiliar no processo reflexivo e no entendimento do processo seletivo, não para memorizar respostas prontas.
Geralmente, as respostas de um “candidato treinado” são desconexas e o profissional mostra pouca naturalidade. Um profissional experiente na condução de entrevistas consegue identificar esse comportamento com certa facilidade. E isso pode ser o suficiente para que o candidato seja desconsiderado do processo seletivo.
Acredito que a melhor preparação para um processo seletivo vai envolver principalmente a compreensão de sua própria história profissional e um bom conhecimento da empresa que está contratando.
Alguns exemplos de pontos que podem ser considerados para uma boa preparação:
Compreender os objetivos do entrevistador para que se sinta mais seguro ao dar as respostas;
Entender a estrutura do processo seletivo para que se gerencie a ansiedade;
Analisar detalhadamente o próprio histórico profissional para compreender qual deve ser a melhor forma de apresenta-lo durante as entrevistas.
Fazer uma autoanálise para que possa compartilhar suas competências mais desenvolvidas - e aquelas que ainda precisa desenvolver - de forma natural e segura, sem invenções que possam colocar tudo a perder.