O xadrez e a vida profissional
O xadrez e a vida profissional
Joguei torneios de xadrez por quase 30 anos, portanto levar experiências da vida para as partidas e lições das partidas para a vida sempre foi um movimento natural.
Muito cedo percebi similaridades entre uma partida de xadrez e as situações conflitantes da vida profissional. Em uma partida defendemos o Rei, peça mais importante, a todo custo – se necessário sacrificando a Dama (Rainha) a peça mais poderosa, pois o importante é que o Rei saia ileso, mas normalmente quando sacrificamos a Dama, pagamos um preço muito alto e possivelmente levaremos xeque mate em algum momento, pois é difícil sustentar por muito tempo uma partida sem a Dama. As forças do adversário ficam imbatíveis! Faço um paralelo sobre isso ao sacrifício da saúde física e mental para tentar manter um trabalho. Temos que evitar o sacrifício da saúde, pois depois de feito é improvável que consigamos nos sustentar e logo levaremos “xeque mate”.
Recomendados pelo LinkedIn
Situação que também vi paralelo é quando temos uma vantagem na partida, seja um peão a mais ou peças melhor posicionadas, gerando um ataque muito forte. Se ficarmos acomodados – pensando, já ganhei! - e simplesmente achar que o adversário vai se entregar naturalmente (pode acreditar, ele quase nunca se entrega), se não dermos nosso maior esforço, rapidamente o jogo pode mudar e ficamos em uma posição de inferioridade. Na trajetória profissional isso é similar, se estamos em um bom momento e deixarmos nossa carreira nas mãos da empresa onde trabalhamos (por mais especial que esta possa ser) para que se atinja o sucesso naturalmente, isso pode nunca acontecer ou pior, um dia você poderá acordar desempregado.
Outro paralelo é quando estivermos em uma posição inferior no jogo; nunca devemos desistir, não importa a situação de inferioridade. Busque alternativas, seja criativo, procure lances não óbvios e seja combativo. Na carreira é preciso fazer o mesmo, enfrentar o preconceito de toda natureza e a força, por vezes avassaladora, que o mercado impõe. Lutar por si mesmo, mesmo quando cansado é muito importante, pois existe a possibilidade de virar o jogo.
No xadrez como na vida profissional, cada lance importa e pode leva-lo ao sucesso ou à derrota. Cada ação ou omissão determina o resultado final.
Gerente Financas Corporativas | Planejamento Estratégico | CFO | Project Finance | Investimentos | Concessoes | Infraestrutura
5 mParabéns pelo texto ! Gostei