Valores
Quando ouvi que as nossas decisões são norteadas por nossos valores eu fiquei confuso... “Ahn?I”
Depois de assistir a aula toda, pude compreender e concordar com o locutor da frase, Gerônimo Theml. Gostei tanto desse tema que já fiz pequenas publicações e até um episódio de podcast sobre isso, mas agora decidi fazer esse artigo para poder explorar um pouco mais esse tema.
Os valores são nossos princípios, aquelas características mais marcantes que influenciam nossa tomada de decisão e, por consequência, nosso futuro. Por isso, é muito importante você perceber quais são seus valores. Dessa forma, você passa a ter mais autoconhecimento e toma melhores decisões em todas as áreas de sua vida.
É muito comum uma pessoa não entender por que agiu de uma maneira ou de outra em determinada situação. Na verdade, pode ser que ela ainda não tenha percebido quais são seus valores e como eles influenciam em nossas ações, reações e principalmente na nossa tomada de decisão.
É importante entender que nós possuímos vários valores, mas alguns são mais fortes do que outros, como se houvesse uma hierarquia entre eles. Por exemplo: uma pessoa pode ter o valor do respeito, da honestidade, segurança, contribuição, empatia, entre outros.
Pessoas com esses valores, em seu dia a dia, agem de uma forma transparente, respeitosa, sempre buscando se colocar no lugar do outro e procurando ajudar.
Por outro lado, se alguém lhe falta com o respeito ou tenta enganar uma pessoa com esses valores, ela pode ficar furiosa, a ponto de todos se assustarem e dizer: Nossa, ele não é de ficar nervoso assim, o que será que aconteceu?
É simples, quando alguém que preza pela honestidade, respeito e empatia é passado pra trás, simplesmente fica furioso, eis que feriram seus valores mais fortes. E por isso é tão importante sabermos quais são nossos valores. Quando temos essa consciência, também conseguimos controlar nossa reação ao ser confrontado pela atitude de outra pessoa.
Atualmente, há muito descontentamento em nossa sociedade, principalmente na área profissional. Por exemplo, pessoas que têm o valor do desafio e estão em empregos que não proporcionam isso, ficam insatisfeitas e nem sabem o motivo.
Da mesma forma, aquelas pessoas que prezam pela segurança e estabilidade e estão trabalhando em empregos com metas incessante e ganhos variáveis, tendem a entrar até mesmo em depressão, eis que não estão observando os seus valores de estabilidade e segurança.
O grande “X” da questão é que a maioria das pessoas não percebem que esses exemplos estão ligados aos seus valores pessoais e acabam ficando tensas, tristes e vazias, pelo simples motivo de não estarem dando atenção a eles.
Mas como descobrir os valores? No coaching existem ferramentas específicas que podem te ajudar a descobrir. Porém, aqui quero deixar algumas dicas que podem te trazer um pouco mais de clareza sobre isso.
Pare e reflita por alguns minutos sobre o que é importante pra você. Pense em situações do seu dia a dia. Se alguém te volta um “troco” maior, você devolve? Você é daquelas pessoas que não suportam injustiças ou daqueles que param na faixa para o pedestre passar? Então, pode ser que você tenha os valores da honestidade, da justiça, do respeito e da empatia, por exemplo.
Ou você é daqueles que todo dia precisa ter aquele tempo sozinho, ter um momento só seu? A individualidade pode ser um valor pra você.
Você fica muito bravo quando executa uma tarefa e não ganha nem um “obrigado”? Pode ser que você tenha o valor do reconhecimento.
Acredito que esses exemplos já te trouxeram um pouco de clareza. Faça isso, reflita nas suas pequenas atitudes e comece a perceber quais são seus valores.
Outra maneira de você descobrir é perguntando para pessoas próximas. Familiares, amigos enfim ... Pergunte: Fulano, você acha que eu sou justo? Sou humilde? (ou qualquer outra coisa que você acredita ser um valor seu). Essa forma de validação é muito legal e pode, inclusive, te mostrar como as pessoas te enxergam.
Agora, que você começou a descobrir os seus valores, antes de explodir ou de ficar triste com algum acontecimento no seu dia, lembre-se que isso pode ser apenas uma situação em que um dos seus valores foi ferido. Para se sentir melhor, apenas pense: O que eu posso fazer para que o meu valor x seja valorizado e respeitado nessa situação? Pronto, sua resposta vai te deixar mais calmo e aí só depende de você para reagir de uma forma mais calma e consciente e colher os frutos que essas atitudes vão gerar em sua vida.
E se você é um gestor em sua empresa, pergunte aos seus colaboradores quais são os valores deles. Se não souberem a resposta, explique pra eles, indique esse artigo e busque observar os valores de cada um ao designar suas tarefas. Com certeza, eles serão mais produtivos em atividades que observem seus valores e vão trabalhar muito mais felizes.
É isso, espero ter contribuído com você, até porque a contribuição é um valor muito importante pra mim.
Abraço e valeu!