Valorize-se
Vou descrever um fato que ocorreu comigo, há alguns anos: venho de uma família de pessoas batalhadoras, que trabalharam para se sustentar e viver uma vida digna, nada veio fácil, não houve pais ricos, ou situações que facilitaram a vida, por isso sempre houve muito esforço para se ter o que se tinha e tem. A desvalorização, pode vir de onde menos se espera, pode vir de um pai, de uma mãe, de um filho, de um sobrinho, enfim de alguém importante e que ao fazê-lo traz muita dor, mas não abaixe a cabeça.
Eu sempre fui muito incentivada pela minha mãe a estudar e trabalhar,( ela não teve a mesma oportunidade, tinha muito orgulho de mim e do que conquistei e era uma fã ardorosa de todas as minhas conquistas e sempre me incentivava a crescer mais e mais!), então estudei em colégios públicos e depois com bolsa em colégio particular, terminei o ensino médio e por sorte e merecimento, passei no primeiro Vestibular, o que era uma coisa dificílima, na época! Quando estava no terceiro período da faculdade de Pedagogia, (fiz Formação de Professores, o antigo Magistério), meu pai disse que não tinha mais condições de pagar, eu teria que abandonar, fiquei muito triste e graças a Deus, mudei de setor na Instituição que trabalhava e obtive a gratuidade, logo não precisei abandonar o curso e nem depender mais do meu pai. Fiz uma segunda licenciatura Letras e alguns concursos públicos para a área, porém não consegui passar em nenhum deles: por falta de estudo mais intenso ou por nervosismo na hora da prova, meu pai se incomodou com isso e um dia me disse: - Você não passa em nenhum concurso que faz, também com esses cursos de m#rda que fez, aquilo foi pior que um tapa, mas juntei a autoestima que tinha, e respondi: - Você é formado em quê? ele respondeu: - Em nada. Ele achava que cursos bons eram: Medicina, Engenharia e Direito, eu disse a ele: - Tenho muito orgulho das minhas conquistas, elas são minhas, não as devo a ninguém, senão a mim mesma e aos meus esforços e ao meu trabalho, que bancou todos os cursos, se eu quisesse os cursos que o Sr. quer, o Sr. não teria dinheiro para tal, então porque subestima minhas conquistas? Ele se calou.
Não deixe que ninguém, seja quem for, diminuir seus esforços, suas conquistas, suas vitórias, cada um é o que é e tem capacidade para vencer de acordo com suas próprias expectativas e realidades, se você é professor, enfermeiro, arquiteto, cozinheiro, faxineiro, etc., a profissão que escolher, seja o melhor profissional que puder ser, ninguém, repito, ninguém tem o direito de te diminuir porque você não tem a profissão da moda, ou a profissão que paga melhor, seja o que puder ser, se puder melhorar, melhore ,mas não permita ser desvalorizado por ninguém.