Valuation: entenda de uma forma simples!

Valuation: entenda de uma forma simples!

Quanto vale a sua empresa? esse é um questionamento que pode ser realizado por você ou para você, quando está procurando ou realizando um aporte. Como saber se o valor oferecido por um negócio é justo ou não?

Se você busca realizar um bom negócio é necessário saber responder essas perguntas e o instrumento utilizado para isso é o valuation, através de uma avaliação contábil permite que o investidor encontre o valor de uma determinada empresa.


O que é?

Valuation, em português “avaliação de empresas”, é a metodologia ou processo de estimar o real valor de uma empresa. De forma que investidor saiba o preço justo do negócio caso ele venha realizar uma venda ou até mesmo uma aquisição.

Aliado a isso, vale destacar que no caso de startups é importante que você entenda sobre o conceito de pre-money valuation e pos-money valuation, conceitos no quais você irá entender mais na frente.

Existem diversas formas de calcular o valuation de uma empresa, o fluxo de caixa descontado (FDC), por exemplo, é uma das formas mais utilizada, mas há outras como avalição de histórico de múltiplos e análise de comparativa de múltiplos.


Qual é a finalidade do valuation?

O principal finalidade do valuation é ajudar o investidor numa melhor tomada de decisão, com base em dados contábeis e não por meio de especulações que muitas vezes ocorrem no mercado, ou seja, esse método faz com que padronize a forma de avaliar as empresas, tornando mais seguro e fácil fazer isso.


Quais são os métodos para calcular valuation?

  • Fluxo de caixa descontado (FDC): o modelo de fluxo de caixa calcula uma taxa que corrige o superávit proporcional ao longo dos anos, essa ferramenta busca o valor mais intrínseco das empresas. É um método bastante utilizado, pois apresentação dos riscos à companhia e capacidade de mostrar uma avaliação de caixa no médio prazo, além de possibilitar prever o valor com base em diferentes cenários e até mesmo realizar uma análise de sensibilidade.
  • Múltiplos de mercado (ou avaliação relativa): realiza a comparação dos múltiplos do negócio com outro do mesmo setor, usando geralmente a receita, lucro líquido, ebitda e entre outros.
  • Valuation contábil: nesse método é levado em consideração apenas o patrimônio líquido da empresa e somente ele não é capaz para determinar o valor real de uma empresa, pois desconsidera os bens intangíveis.
  • Pre-money valuation: avalia a startup antes dos aportes financeiros, ou seja, o valor da empresa anterior a entrada de capital.
  • Pos-money valuation: análise realizada após o aporte na startup, utilizada também para determinar a participação de um investidor na empresa e o crescimento dela.
  • Liquidação de ativos: método utilizado bastante para determinar quanto o investidor ganhará caso retire seu capital investido, auxiliando também no valor máximo para que alcance o retorno desejado.


Importância do Valuation

Através do valuation você negociar de forma justa, pois se trata de um indicador que estima o real valor de uma empresa, facilitando na tomada de decisão e evitando que você caia em armadilhas. Porque você conseguirá entender o crescimento do negócio ao longo dos anos e negociar de forma justa.


Gostou das dicas para organizar, acompanhar e avaliar a saúde financeira do seu negócio por meio do valuation?

Compartilhe esse artigo com quem precisa fazer tudo isso para melhorar a gestão financeira e, assim, otimizar a operação da empresa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos