Valuation: entenda de uma forma simples!
Quanto vale a sua empresa? esse é um questionamento que pode ser realizado por você ou para você, quando está procurando ou realizando um aporte. Como saber se o valor oferecido por um negócio é justo ou não?
Se você busca realizar um bom negócio é necessário saber responder essas perguntas e o instrumento utilizado para isso é o valuation, através de uma avaliação contábil permite que o investidor encontre o valor de uma determinada empresa.
O que é?
Valuation, em português “avaliação de empresas”, é a metodologia ou processo de estimar o real valor de uma empresa. De forma que investidor saiba o preço justo do negócio caso ele venha realizar uma venda ou até mesmo uma aquisição.
Aliado a isso, vale destacar que no caso de startups é importante que você entenda sobre o conceito de pre-money valuation e pos-money valuation, conceitos no quais você irá entender mais na frente.
Existem diversas formas de calcular o valuation de uma empresa, o fluxo de caixa descontado (FDC), por exemplo, é uma das formas mais utilizada, mas há outras como avalição de histórico de múltiplos e análise de comparativa de múltiplos.
Qual é a finalidade do valuation?
O principal finalidade do valuation é ajudar o investidor numa melhor tomada de decisão, com base em dados contábeis e não por meio de especulações que muitas vezes ocorrem no mercado, ou seja, esse método faz com que padronize a forma de avaliar as empresas, tornando mais seguro e fácil fazer isso.
Recomendados pelo LinkedIn
Quais são os métodos para calcular valuation?
Importância do Valuation
Através do valuation você negociar de forma justa, pois se trata de um indicador que estima o real valor de uma empresa, facilitando na tomada de decisão e evitando que você caia em armadilhas. Porque você conseguirá entender o crescimento do negócio ao longo dos anos e negociar de forma justa.
Gostou das dicas para organizar, acompanhar e avaliar a saúde financeira do seu negócio por meio do valuation?
Compartilhe esse artigo com quem precisa fazer tudo isso para melhorar a gestão financeira e, assim, otimizar a operação da empresa.