Vamos aprender a nos comunicar?!
Durante essa última semana realizei um workshop sobre gestão de equipes e dois dias de um curso sobre gestão de pessoas e acredito que consigo além de conhecer mais sobre o assunto, reafirmar a minha teoria: nosso calcanhar de Aquiles é a comunicação.
Será que nos comunicamos adequadamente, passando de forma clara para o ouvinte o que queremos ou esperamos que ele faça?
Nessa pergunta temos de avaliar se de fato, nós sabemos o que queremos, quem é o nosso ouvinte (grau de instrução e histórico ajudam a direcionar) e o mais importante, se a outra pessoa compreendeu o que está sendo informado, qual a parte dela no processo e qual resultado esperado.
E como saber tudo isso?
Acredito que o ideal seja identificar se isso é um problema em sua vida, equipe, etc, assim como eu identifiquei e fazer essa análise não é nada difícil. Passe uma semana analisando os problemas que teve (pessoais e profissionais) e verifique qual a porcentagem deve ser atribuída a falha de comunicação.
Precisamos ter claro em nossa mente que a palavra dita não tem mais retorno, e sendo isso um fato, imagine as consequências de uma frase/mensagem dita da forma errada. Lidamos com pessoas e no papel de liderança e gestão lidamos com vários perfis o que nos obriga a saber com quem estamos conversando e treinar nosso ouvido e mente para agir da forma mais adequada a cada perfil, não é obrigação deles entender o que queremos, é nossa a obrigação de sermos claros e ter a certeza se fomos compreendidos e demos as informações necessárias para a execução.
Se uma pessoa não faz aquilo que lhe foi pedido a sua responsabilidade por isso é tão grande quanto a do executor.
Como líderes, somos responsáveis por outras pessoas, devemos liderar e gerir pessoas e saber comunicar é essencial, além de ser imprescindível para sobrevivência da espécie.
O assunto é amplo e vale até uma tese de mestrado, eu acredito, mas pensar nisso com mais atenção pode nos levar mais longe. Vamos aprender a nos comunicar?!