Vamos com força total, Open Banking!
Vamos falar um pouco de #openbanking. Afinal, amamos inovação!
Se fôssemos traduzir ipsis litteris, Open Banking significaria Banco Aberto. Mas esse é um termo que remete aos métodos de Inovação Aberta pensados exclusivamente para o setor bancário. O Open Banking propõe elaboração de produtos e serviços online, 100% digitais que geram vantagens para o usuário final. Sim, a ideia não é resolver o problema do banco e de seus desenvolvedores, mas o do seu consumidor.
Idealmente, uma estratégia de Open Banking deve resultar em uma melhor experiência para os consumidores. A diferença entre o conceito e outras estratégias rotineiras no mercado é o novo cenário criado por ele, em que correntistas acessam serviços e funcionalidades do banco a partir de sites e aplicativos terceiros.
A instituição financeira deixa de existir apenas em seus próprios domínios e passa a ter contato com seu cliente em outros espaços digitais, ampliando sua atuação, público, portfólio de serviços e tempo de contato.
O que parecia um futuro distante já é realidade e tira o sono de muitas instituições bancárias pelo mundo, que estão correndo atrás de um Open Bank para retomar o espaço perdido para as Fintechs.