Vantagens competitivas e inovação: como as grandes empresas estão mudando o jogo diante as startups
A importância do surgimento das Startups no mundo corporativo é algo indiscutível. Sabemos que esse tipo de ecossistema empresarial trouxe à tona muitas vantagens e maneiras mais simples de gestão e operação. Competências das Startups como agilidade, assertividade a riscos, flexibilidade, otimização de processos, cultura, entre muitas outras, hoje, são vistas como algo essencial dentro de uma organização.
Com esse movimento, as empresas mais antigas e que já existiam fora desse tipo de negócio, precisaram se adequar a essa nova realidade para não ficar para trás. Assim, todas as vantagens competitivas que emergiram junto com as startups foram amplamente disseminadas e postas em prática.
Então o cenário atual mostra, também, um forte contra- ataque das grandes empresas mais antigas. Hoje, muitas startups só conseguem crescer, ganhar força e até mesmo sobreviver, se forem incorporadas a uma empresa tradicional. Por exemplo, muitas delas só conseguem ganhar 1 bilhão de dólares (Unicórnios), se forem compradas por esse valor. Dessa forma, quem incorpora potencializa seus negócios com a entrada de todos os aspectos positivos e soma com os já existentes, ganhando mais força.
Essa realidade nos faz pontuar que aquelas vantagens competitivas e inovadoras das startups, já não funcionam como antes. As grandes empresas aprenderam a jogar com elas e tirar daí novas vantagens em cima desse movimento. Esse tema é amplamente discutido no livro From incremental to Exponential: how large companies can see the future end rethink innovation, de Vivek Wadhwa. Continue a leitura para conhecer e entender melhor como essas vantagens estão indo a favor dos negócios mais tradicionais.
Principais Vantagens competitivas das grandes empresas de hoje e para o futuro
Como foi visto, corporações tradicionais se reorganizaram e estão incorporando cada vez mais as startups e potencializando seus modelos de negócio com novas vantagens competitivas e, assim, obtendo mais ganhos.
A partir dessas vantagens, podemos entender alguns dos motivos desse movimento, como as grandes empresas chegaram nesse domínio e porquê muitas startups assumem como finalidade esse lugar de incorporadas.
Aqui se destaca cinco dessas vantagens:
O custo de desenvolvimento de uma tecnologia exponencial pode ser zero, isso porque qualquer um em qualquer lugar pode fazer isso. Como se diz, duas crianças em uma garagem podem fazer coisas incríveis. O problema é quando você chega a um ponto de inflexão e escalada, quando a empresa tem que puxar a tecnologia para cima, você precisa de muito dinheiro.
Grandes empresas precisam ficar atentas às startups para comprá-las, porque elas mesmas não podem fazer isso. Por exemplo, as maiores empresas que têm tentado entrar no seguimento de jogos, como Google e Amazon, sozinhas não têm conseguido porque é a criatividade das startups que lhes dão a vantagem. Por outro lado, elas têm grandes lucros, por isso podem simplesmente comprá-los. O fato é que grandes empresas têm toneladas de dinheiro e elas podem ver quais startups estão sendo bem-sucedidas e comprá-las. Muitas vezes é preciso milhões e as grandes empresas possuem. Dinheiro é tudo, mesmo o capital de risco não tem o dinheiro que as corporações possuem para chegar a fase de inflexão, eles crescem vendendo as startups.
2. Acesso à infraestrutura e canais de distribuição
Não se pode subestimar a importância da infraestrutura, seja para distribuir software, para gerenciar a segurança, e toda a gama de coisas necessárias para escalar um produto. Você pode construir o melhor produto do mundo, mas se ninguém puder o encontrar, de nada valeu. A distribuição é tudo quando se trata em escalar um produto.
Recomendados pelo LinkedIn
Pequenas empresas não possuem isso, fator que dá uma vantagem enorme para os grupos tradicionais, uma vez que eles têm tudo o que precisam para começar a escalar as Startups em empresas multimilionárias.
3. Acesso aos especialistas
Startups possuem pessoas brilhantes, que se especializam em assumir riscos, e desenvolvedores apaixonados, que realmente entendem seu mercado, e é por isso que desenvolvem ideias que mudam o mundo. Entretanto, mesmo tendo essas competências, é necessário muitos outros talentos. Por exemplo, você precisa comercializar, ser capaz de vender, criar canais de distribuição, dar suporte ao produto e satisfazer o cliente, gerenciar o SAC, e muito mais. As Startups esquecem isso, até mesmo por falta de experiência e conhecimento de mercado. Logo, essa é outra grande vantagem que as empresas consolidadas têm. Elas possuem experiência para pegar uma nova tecnologia e transformá-la em uma empresa de bilhões de dólares.
4. Acesso aos dados
Todos dizem que os dados são o novo petróleo, que são a base para obtenção de uma vantagem maciça utilizando a inteligência artificial. IA é simplesmente uma maneira melhor de analisar dados e fazer reconhecimento de padrões. Para que a IA funcione, você precisa de muitos dados. Quantos dados uma startup tem? Quase nada, as vezes zero. Já as grandes empresas geralmente possuem uma grande quantidade de dados e isso os dá uma vantagem em poder usar essa tecnologia..
5. O poder das empresas tradicionais
Antigamente as marcas importavam, se dizia que ninguém nunca foi demitido por comprar da IBM. Era assim que costumava ser nas empresas de TI. As pessoas mais novas podem até se perguntar: “IBM? Já ouvi falar, mas o que é a IBM?”. Eles não ligam para IBM. As marcas não têm tanto valor para os mais jovens, para o mundo da nova tecnologia, entretanto ainda carrega um enorme valor para os mais antigos, valor importante quando você está comercializando para grandes empresas e governos.
Por um lado, eu diria que uma marca conhecida importa menos do que nunca, por outro lado, as empresas antigas que já têm marca ainda podem aproveitá-la para escalar novas ideias. Portanto, uma outra vantagem que as empresas estabelecidas têm sobre as startups: a marca.
Afinal, o que tirar de conclusões?
Fica nítido que não podemos jogar para escanteio competências e modelos de negócios mais antigos, apenas por surgirem novos. O que se tem visto é que a soma dos dois faz a verdadeira diferença e abre várias portas de possibilidades.
Por exemplo, algumas empresas passaram de dinossauros para águias, como Americanas, Walmart. Todas elas foram consideradas empresas antigas, empresas mortas. O Walmart e Americanas costumavam ser velhos varejistas. Hoje são empresas inteligentes. Se existe uma ameaça para a Amazon, ela se chama Walmart.
É claro que não se pode parar no tempo e admitir um modelo ou forma absoluta. É preciso buscar novas tendências, transformações e inovação. Tudo isso embasado em conhecimentos prévios e experiência. O velho e o novo se reiventam, se atualizam, e dessa junção veem a evolução e os lucros.
Executivo, Consultor e Professor
2 aBacana! A competição cede espaço à "coopetição" e/ou cooperação. As Cinco Forças de Porter se tornaram oportunidades de alavancagem na geração de valor. Novos tempos!
Customer Experience Strategy
2 aExcelente reflexão! É esse o movimento inteligente da vantagem competitiva.