Veículos elétricos são melhores para o planeta.
Os veículos elétricos ganharam destaque nestes últimos anos principalmente pela alta do combustível.
Segundo o estudo realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) com a Boston Consulting Group (BCG), os veículos elétricos representam uma pequena fatia de 1% das vendas no mercado de leves. Porém, existe uma grande expectativa de avanço nos próximos anos, podendo chegar a 22% no ano de 2035.
Eletrificação, o futuro do meio ambiente.
É claro que a simples substituição dos carros movidos a combustível fósseis pelos elétricos não vão reduzir os impactos ambientais do mundo. No entanto, precisamos deixar claro que os veículos elétricos são, sim, a melhor opção para produzirmos menos poluente que os veículos movidos a gasolina, diesel e etanol.
Segundo um estudo direcionado e publicado em 2020 na revista Nature Sustainability, em países onde a eletricidade não tem matrizes limpas e renováveis, como exemplo a Polônia e África do Sul que utilizam em grandes quantidades o carvão para gerar energia, as emissões dos veículos elétricos são maiores que os movidos por combustíveis fósseis.
Isso é muito bom para o Brasil, que possui 45% da sua matriz elétrica composta por fontes de energia limpa e renovável, graças as nossas hidroelétricas que são responsáveis por quase 30% de toda a geração do país, segundo uma pesquisa feita em 2019, pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
“Uma forma de reduzir as emissões dos transportes rapidamente, e potencialmente no mundo todo, é trocar os carros pelas viagens ativas — caminhadas, bicicletas e bicicletas elétricas. As viagens ativas são mais baratas, saudáveis, melhores para o meio ambiente, e não são mais lentas em ruas urbanas congestionadas", continua a pesquisa.
Um plano maior para o futuro
A Carvalima pensando no futuro, tem a meta de trocar sua frota de caminhão movido a combustível fóssil em elétrico. Hoje, a nossa frota possui o primeiro caminhão 100% elétrico de Mato Grosso. Através dele, rodamos sem emitir gases poluentes e vestimos a camisa para promover e incentivar ações mais ecológicas.
Recomendados pelo LinkedIn
Com apenas um veículo movido a combustível fóssil deixando de se locomover de modo contínuo, o nosso ambiente deixa de receber cerca de cinco toneladas de monóxido de carbono. Para se ter uma ideia, para neutralizar essa poluição é necessário o plantio de 35 árvores. Além de tudo isso, os motores dos veículos elétricos são muitíssimos silenciosos, diminuindo a poluição sonora, evitando prejudicar a saúde, o sossego e o bem-estar dos indivíduos.
Com a sustentabilidade em alta, podemos elencar diversas vantagens de seguir a tendência de veículos elétricos.
MENOR IMPACTO AMBIENTAL
Com a nula emissão de gases poluentes, o veículo elétrico contribui para a não danificação da camada de ozônio.
ALTA EFICIÊNCIA
O funcionamento dos motores é bem simples o que proporciona um veículo com menos vibrações durante as viagens.
CUSTO-BENEFÍCIO
Embora a aquisição do veículo elétrico não ser barata, o custo operacional é menor que um veículo movido a combustível fóssil. Alguns especialistas do setor de transportes, apontam que o custo operacional pode ser até 65% mais barato.