VEÍCULOS ELÉTRICOS VS. TALHERES DE MESA
O que tem a ver uma coisa com a outra?
Calma, é apenas uma provocação, mas esses dois produtos estão mais ligados do que vocês imaginam.
Veículos elétricos, na sua maioria, utilizam baterias e essas baterias utilizam alguns materiais, dentre eles o Níquel!
Atualmente, 2/3 de todo o Níquel minerado e beneficiado vai para a fabricação do aço (principalmente o inoxidável, matéria prima dos talheres!).
Ora, com a crescente na demanda de veículos elétricos, cujo produto tem maior valor agregado, quem você acha que vai ficar na mão?
E é com essa forma de pensar e agir que procuramos treinar e conduzir nossos alunos às melhores decisões possíveis.
Há alguns anos eu treinava uma equipe de compras na metodologia de Strategic Sourcing.
Recomendados pelo LinkedIn
Como de costume, sempre atuamos em casos reais e uma determinada compradora era responsável pela aquisição de amido de milho.
Foi quando perguntei a ela sobre o mercado desta commodity e ela me disse prontamente "tranquilo, nosso foco agora é redução de estoques”!
Sabendo que o market share daquela empresa crescia eu disse "cuidado, vocês vão sofrer com uma possível falta dessa matéria prima e com certeza também sofrerão com aumentos de preços. Não é hora de reduzir, mas aumentar os estoques..." Ela me olhou atentamente e perguntou do porquê! Eu expliquei a ela sobre uma quebra na safra de milho nos EUA, havia um ano, e isso faria com que produtores de milho e seus subprodutos (em particular o etanol) aqui do Brasil privilegiasse aquele mercado em detrimento do mercado nacional!
Concluímos os estudos, o caso foi apresentado e a diretoria aprovou a compra, a empresa estocou e ganhou muito dinheiro, pois houve falta e consequente aumento de preço daquela matéria-prima.
Ser estratégico é, antes de tudo, dar um passo atrás para aumentar a amplitude da visão do negócio e assim tomar as melhores decisões.
Autor: Celson Salviato