VEJA AQUI COMO SE PREPARAR PARA ENTREVISTAS DE EMPREGO INTERNACIONAIS

A preparação para atender a entrevistas internacionais é um tanto similar quando para as nacionais, o que difere os dois tipos é que as internacionais são geralmente feitas via Skype ou telefone, enquanto as nacionais geralmente são presenciais, além da língua é claro.

Em primeiro lugar, vista-se adequadamente com um traje completo que seja apropriado para a posição para a qual você busca ocupar. Por que completo? Imagine que se por alguma razão você precisar levantar rapidamente, não causará uma impressão negativa ao entrevistador.

Independentemente de como o processo é feito, você vai ter que confirmar data e horário, apresentar-se de forma profissional, comparecer ou estar disponível no horário combinado, responder as perguntas do entrevistar de forma assertiva e fazer seus questionamentos a respeito da vaga em jogo.

Se você chegou até aqui, significa que já despertou o interesse do empregador, ele analisou o seu material e identificou você como alguém que tem potencial para assumir o cargo, parabéns!

Mas isso ainda não é suficiente para garantir sua vaga, portanto, ter um bom entendimento de seu Resume é extremamente essencial, e saber valorizar suas habilidades profissionais também. Vale observar que durante a entrevista deve acontecer um diálogo saudável entre as duas partes, não dê respostas muito objetivas ou vagas e nem fale demais, evitando assim desviar o assunto da pauta em questão.

Além de dominar os assuntos referentes a sua carreira, busque se informar sobre a empresa contratante antes da entrevista, elabore perguntas pertinentes para perguntar ao entrevistador, certamente terá um espaço para isso na etapa final da entrevista.

Suas perguntas devem ser voltadas a empresa, sua postura frente aos clientes ou mercado, sobre as atribuições do cargo, se for fazer alguma sobre o entrevistador, tenha cautela. Evite dar indício de qualquer tipo de intimidade, afinal, você está sendo avaliado do início ao fim do processo.

Sempre tenha várias perguntas em mente, se preciso anote elas, pois você corre o risco de que elas sejam automaticamente respondidas ao longo da conversa e não quer acabar sem fazer questionamentos, o que aos olhos do entrevistador pode ser percebido como total falta de interesse do candidato na posição. Logo adiante encontrará algumas que eu separei com carinho para você se dar bem quando chegar nessa etapa.

No final da entrevista, sempre agradeça pela oportunidade recebida e também pelo tempo do entrevistador, coloque-se à disposição e seja cordial ao se despedir, sorria, profissionais podem identificar esse tipo de emoção até mesmo em uma conversa por telefone.

Certifique-se também de testar sua conexão com a internet e seus equipamentos com antecedência, verifique se as baterias estão carregadas, tanto de seu telefone como do computador, tenha sempre um fone de ouvidos à disposição, pode ser necessário para ouvir melhor o entrevistador e o ideal é minimizar tudo o que pode vir a comprometer seu desempenho fazendo um bom planejamento.

Caso sua entrevista seja interrompida por algum motivo, envie imediatamente uma mensagem ao recrutador, informe seu agente se for necessário e se coloque a disposição para continuar a mesma por outros meios, desculpando-se e justificando a situação se acredita ter partido de sua parte, pois nem sempre podemos contar com a tecnologia, imprevistos acontecem.

Além disso, sabemos que o nervosismo pode causar uma certa turbulência na hora, mas a maioria dos recrutadores estão acostumados a lidar com isso e alguns ainda buscam uma forma de quebrar o gelo para deixar você mais à vontade , acredite, eles também já foram entrevistados algumas vezes para chegarem nessa posição e precisam de você, portanto, deixe o medo de lado, prepare-se, e se não der na primeira, tente uma segunda vez e assim por diante, até ser contratado, afinal, qual é o seu objetivo mesmo?

Os principais assuntos abordados e perguntas feitas em entrevistas internacionais, de um modo geral são (recomendo fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre as específicas destinadas à sua área profissional/cargo desejado):

– Fale-me um pouco sobre você…

– Fale-me sobre seu atual trabalho…

– Fale-me sobre sua experiência na empresa…

– Por que você quer mudar?

– Por que o País/Cidade de destino?

– Por que esta empresa em particular?

– O que você sabe sobre essa empresa?

– O que você acredita que faz melhor do que os outros?

– Diga uma característica do povo brasileiro?

– Onde você se vê em 5 anos?

– Onde você se vê nos próximos 10 anos?

– Qual a sua melhor qualidade?

– Quais as funções atribuídas ao cargo para o qual está aplicando?

– O que você pode adicionar para a nossa empresa?

– Conte-me uma situação que passou que tenha se sentido muito orgulhoso de você…

– No seu último ou atual emprego, diga-me o que você mais gosta e o que menos gosta e porquê?

– Você possui dependentes, esposa/marido/filhos?

– Por que você deveria ser contratado?

– Você é fumante ou bebe bebidas alcoólicas?

– Como lida com clientes exigentes?

– Qual sua altura e peso?

– Como você classifica as suas condições de saúde e de seu corpo?

– Você tem alguma pergunta a fazer?

Mas o que perguntar na hora da entrevista para atrair a atenção do empregador? Bem, vai depender muito de sua área profissional, mas algumas abordagens comuns podem ser utilizadas, veja algumas delas a seguir:

– Qual é a característica principal das pessoas de sucesso da empresa?

– Qual é o grau de rotatividade de profissionais? O que os leva a deixarem a empresa?

– Qual é o maior desafio enfrentado hoje pela empresa?

– Quais são as perspectivas de crescimento para esta vaga?

– A posição é nova? Por que foi criada agora?

– A posição é antiga? Quem a ocupava antes e por que saiu?

– Quais são os principais desafios na área?

– Qual é o seu estilo de liderança?

– A equipe sabe da nova contratação?

Essas são somente algumas sugestões, seja criativo. Após cada entrevista de emprego, a minha recomendação é de que você envie uma pequena nota de agradecimento ao empregador em um prazo não maior do que 24 horas da entrevista. Nessa mensagem, agradeça novamente a oportunidade da conversa concedida de forma cordial e demostre mais uma vez seu real interesse na posição.

Esse também pode ser um excelente momento para fazer alguma pequena correção, caso tenha percebido que não respondeu alguma das perguntas do entrevistador adequadamente ou quem sabe de forma vaga, utilize essa oportunidade para fazer alguma observação extra, mas sempre mantendo em mente que deve ser breve, pois a essas alturas, o recrutador já deve estar com a opinião praticamente formada sobre as suas chances de se juntar a equipe.

Não se assuste se ficar sem reposta, é muito comum que empresas enviem mensagens automáticas aos candidatos reprovados, mas mais comum ainda, é que elas não enviem mensagem alguma nesses casos. Não sou a favor dessa política, mas como não cabe a nós determinar essas questões e muitas vezes em função do grande número de aplicantes, as empresas optam por simplesmente dar continuidade ao diálogo com os candidatos que obtiveram sucesso no processo e esquecer os demais.

Se ficar na dúvida, ou mesmo no vácuo por um certo período, não custa nada enviar um Follow Up uma semana depois de sua entrevista também, pode ser que obtenha uma resposta, mas jamais lote a caixa de e-mail de seu potencial empregador com mensagens, controle sua ansiedade e foque em novas oportunidades. Caso ache necessário e tenha recursos disponíveis, contrate uma agência para te ajudar e assessorar em sua colocação profissional no exterior. Never give up.

Precisa de ajuda? Então entre em contato e let’s get it started.

Por Marcelo Konradu


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcelo Conrado 🇧🇷🇺🇸

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos