Venda de seguros: como atingir um rendimento estável
O mercado de intermediação de seguros é muito competitivo, mas com as estratégias corretas é possível assegurar um rendimento estável (e crescente em muitos casos).
Compreender as necessidades específicas de cada cliente, estabelecer expectativas realistas, prestar um serviço excecional, são aspetos essenciais na venda assessorada de qualquer produto de proteção. Isso é ainda mais visível no caso dos seguros de Vida, que apresentam um enorme potencial de crescimento.
Os seguros de Vida ainda são vistos por muitos como apenas uma “obrigação” associada ao crédito à habitação. Não é por acaso, que apenas 1 em cada cinco portugueses possui um seguro de Vida puro risco[1].
A verdade é que nós que estamos no ramo há muito anos, sabemos que os seguros de Vida são mais do que isso: muitas vezes, são a “boia de salvação” do património financeiro das famílias. Além disso, são instrumentos fundamentais para estimular a poupança e assegurar um rendimento na reforma, funcionando como uma “caixa de previdência” privada.
E, do lado do agente exclusivo ou independente, do mediador ou do corretor de seguros, a venda de seguros de Vida apresenta boas possibilidades de assegurar um rendimento estável e, muitas vezes, crescente:
· Rendimentos duradouros: os rendimentos obtidos com a venda de uma apólice de seguro de vida prolongam-se enquanto a apólice se mantiver em vigor.
Recomendados pelo LinkedIn
· Venda consultiva: o processo de venda de um plano de proteção de Vida exige conhecer bem a situação e as necessidades de cada cliente. Esse conhecimento e uma venda consultiva adequada facilita a aquisição de outros produtos que possam complementar a proteção do cliente (saúde, acidentes pessoais, pets, etc.). É um verdadeiro círculo virtuoso: mais rendimentos, relacionamento mais aprofundado e maior satisfação do cliente, maior possibilidade de vender novos produtos e obter referências.
· Confiança em momentos críticos: estar presente quando os clientes mais precisam, ser proativo no apoio à participação do sinistro, e mostrar que os seguros de Vida oferecem preventivamente tranquilidade e proteção financeira nos momentos mais críticos, são fatores que reforçam a relação de confiança com o cliente.
É um tema a que voltarei no futuro, mas sei que, apesar da concorrência, é possível construir uma carreira sólida e lucrativa na venda de seguros de vida seguindo as estratégias certas. Para facilitar essa jornada, na MetLife desenvolvemos diversos programas que apoiam desde os profissionais que pretendem iniciar a sua carreira no mundo da venda de seguros como Agentes exclusivos MetLife, até aos mediadores e corretores já estabelecidos. Para mais informações de como pode trabalhar connosco, visite o nosso site.
[1] Estudo Basef Seguros da Marktest publicado de janeiro de 2024, referente a 2022