Vendas com ética: o caminho dos negócios de sucesso nas cooperativas

Vendas com ética: o caminho dos negócios de sucesso nas cooperativas

As vendas são a espinha dorsal de qualquer negócio, e isso não é diferente nas cooperativas. Essas organizações são empresas, e devem gerar bons resultados.

Mas vender é uma ação que deve ser centrada no consumidor, e não apenas em quem necessita bater a meta do mês.

Vou levar o conceito de experiência do cooperado para um treinamento promovido pelo Sicoob Primavera . O workshop, composto por palestras curtas e atividades práticas, será desenvolvido nesta quinta-feira (12), em Primavera do Leste (MT). 

O diferencial das cooperativas é exatamente o que chamamos de essência colaborativa, ou seja, não basta apenas vender: é preciso oferecer aquele algo mais, agregar valor ao negócio e à vida do cooperado e da comunidade. 

Neste contexto, a venda consultiva surge como uma abordagem ética e eficaz, indo além de uma simples transação comercial. 

Ao invés de oferecer um produto ou serviço ao associado, o vendedor se posiciona como um consultor, que entende as necessidades e dores do consumidor e entrega as melhores soluções para ajudá-lo a resolver problemas.

LEIA TAMBÉM: Veja como conquistar mais clientes usando o celular

Este pensamento é a linha condutora do VendeCoop, meu principal treinamento de vendas voltado para cooperativas. 

Quando criei o curso, tinha em mente que a pior sensação do mundo é quando um vendedor tenta empurrar algo que a gente não quer.

Você já passou por uma situação assim? 

Quando isso acontece, eu me esquivo do vendedor chato. E bloqueio quem adota esse tipo de atitude nas redes sociais e no WhatsApp.

Quem eventualmente cede a esse tipo de abordagem fica frustrado e infeliz por ter feito um péssimo negócio. Sim, gastou dinheiro com algo que não queria, de que não necessitava.

A venda consultiva é um processo de construção de confiança e relacionamento a longo prazo. 

Quanto mais investirmos tempo na construção dessa relação, maior a nossa chance de fechar mais negócios, pois o cooperado que já nos conhece compra de novo… de novo… de novo. E tem grande probabilidade de se tornar um embaixador coop!

Aqui está a chave do sucesso: neste tipo de venda, em que a ética é o fio condutor e saber ouvir é essencial, o principal objetivo foca a ajuda ao associado para que encontre a solução mais adequada à necessidade que ele possui.

E isso pode significar recomendar para ele um produto ou serviço diferente do que ele inicialmente procurava. Não com o objetivo de explorá-lo, mas de entregar a solução mais efetiva.

Vendas consultivas nas cooperativas

Para que as cooperativas implementem com sucesso a venda consultiva, torna-se imprescindível, em primeiro lugar, um entendimento profundo da jornada de compra do cooperado. 

Nem todas as pessoas estão prontas para comprar no momento da sua abordagem, e o conhecimento de cada etapa deste processo vale ouro. É preciso dar um passo de cada vez, indo desde o reconhecimento de uma necessidade até a decisão de compra. 

Para praticar a  jornada de compra do cooperado,  os vendedores devem estar preparados para atuar em cada estágio dela, oferecendo informações, materiais de suporte, apoio e orientação. É assumir mesmo o papel de consultor!

Personalização também é outro ponto que não deve ser deixado de lado, pois cada cooperado é único, com necessidades e expectativas específicas. 

Justamente para atender o consumidor exigente e disputado dos dias de hoje, as cooperativas e empresas devem investir no treinamento de suas equipes de vendas.

É preciso ter empatia e conhecimento do produto ou serviço, ouvir verdadeiramente as pessoas, com interesse em resolver seus problemas, além de entender o comportamento do cooperado, de modo a oferecer soluções personalizadas e relevantes.

Dores e necessidades do cooperado

O sucesso das vendas numa cooperativa ou empresa depende diretamente da capacidade de entender profundamente as dores e necessidades dos cooperados. É o relacionamento de confiança que vende!

Isso exige mais do que uma simples oferta comercial . Requer uma análise cuidadosa, muitas vezes por meio de perguntas abertas e diálogos genuínos, para compreender o que realmente fará a diferença na vida do cooperado. 

É a transformação que tornará esse consumidor um associado fiel, que compra de forma recorrente e que recomenda a cooperativa com total segurança.

Atuando com ênfase em resolver com efetividade, o colaborador melhora a experiência de compra do cooperado e fortalece a relação de confiança entre ele e a cooperativa. O resultado chega em forma de muitos negócios!

Gostaria de levar esse conhecimento para o seu time de vendas e turbinar os negócios na sua organização? Clique aqui e fale com a minha equipe para agendar um treinamento!

Um forte abraço, e até breve!

#vendecoop #vendasconsultivas #marketingparacooperativas #veracaser

Vera Caser

Palestrante | Professora de Comunicação e Marketing na PUC Minas (MBA para Cooperativas)

3 m

Agradeço pela oportunidade ao Sicoob Primavera, Sicoob Rondon e Sistema OCB/MT. Eu me sinto muito honrada por ter sido escolhida pelo timaço dessa coop inovadora para contribuir com a capacitação dos profissionais! Muito obrigada, Débora Machado Saldanha Mabia Cristine Jaqueline Rodrigues Kélyta Brito , Karita Cristina Ana Luiza Do Amaral Potrich. Vou dar meu máximo para ajudar a aprimorar o relacionamento com o cooperado e os resultados nas vendas, com base no propósito cooperativista!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos