Vendedor ou “Commercial Negotiator”? ... Colaborador ou Empregado?
Acredito que ainda exista um grande mal entendido entre função e cargo.
Função “é o conjunto de responsabilidades e tarefas” e Cargo “é o nome dado a uma determinada posição dentro de uma empresa”. Simples assim.
Em geral, com o intuito de abrir portas, as empresas têm sido bastante criativas em dar nomes para as diversas posições. Confesso que algumas vezes não tenho a menor ideia a que se referem, até eu ler detalhadamente a função.
Somente hoje encontrei seis nomenclaturas diferentes para Vendedor: Commercial Negotiator, Consultor Comercial, Key Account Manager, Revenue Management, Sales Representative e Coordenador Comercial. Li o "job description" de cada uma dessas posições e tinham plena similaridade na função.
Outra coisa que me chama a atenção é porque os cargos são anunciados em Inglês, quando muitas vezes a função não requer a fluência nesse idioma.
Me orgulho muito de sempre ter sido Vendedor, seja como função ou como cargo. Na verdade, todos nós somos vendedores e independente da nossa profissão, vendemos alguma coisa.
Também, muitas vezes não entendo porque muitas empresas chamam seus funcionários de “Colaboradores”. Colaborar é uma atitude, e de acordo com o dicionário significa ajudar, contribuir ou apoiar, ou seja, atributos relacionados aos que trabalham em equipe.
Funcionário ou Empregado é aquele que desempenha funções, que tem uma ocupação permanente e remunerada. Pra mim, chamar Funcionário de Colaborador é o mesmo que chamar Favela de Comunidade.
Acredito que o grande anseio de todos, é que o RH evolua no sentido de identificar e desenvolver talentos. Já é hora de alguns profissionais de RH e Recrutadores se reinventarem.