Vendem-se currículos
Ao ler esse "anúncio" várias coisas passaram pela minha cabeça ao mesmo tempo, na realidade um turbilhão de sentimentos.
Li essa reportagem logo depois de ter participado de uma palestra maravilhosa de RH onde a palestrante falava de várias nuances de um processo seletivo onde resumidamente, para mim, é a seleção do candidato mais qualificado à vaga, com adequação de perfil do profissional a atividade que será exercida, e lucros para a empresa.
Ai vejo o que essa pessoa vez: vender o currículo!!! Juro que não julgo ela por isso mas fiquei com alguns questionamentos...
Sei que o mercado está ruim, me considero vivendo no meio de uma crise econômica mas continuo investimento em minha carreira: meu salário é abaixo da média de mercado porém pago minha pós em segurança, meu curso de inglês e mais um para aperfeiçoar a conversação (pois para o que quero precisarei conversar em inglês com a mesma facilidade que bato papo em português).
A única coisa que me questionei em relação a essa pessoa é: Ela investiu na carreira ou achou que bastaria o diploma para conseguir um emprego?
E ai que o turbilhão de pensamentos toma conta da minha mente.... Ela investiu? Ela correu atrás? Ou ela apenas reclama e não faz nada, como algumas pessoas que conheço que reclamam mas não se aperfeiçoam, nem tentam sair do lugar??
Há uma apresentação da Bel Pesce que diz que conquistas não são da noite para o dia. Será que essa pessoa tentou tudo o que deveria ou achou que seria famosa em pouco tempo?
E mais uma vez eu viro isso para mim... Estou tentando o suficiente? O que mais preciso? O que mais tenho que aprender?
Algo me diz que ficarei um tempo pensando a respeito e imaginando onde mais devo investir. Mas se não der certo... Alguns diplomas serão vendidos: Biologia, Mestrado em Biologia, Especialista em Gestão e Controle Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária e, a partir de junho de 2016, Engenheira de Segurança do Trabalho! (não me considero sanitarista embora o diploma diga que sou)
O maior aprendizado dessa semana, com essa "venda de diploma" e com a palestra do RH, é que devemos investir em nossa formação. Não é pq estou empregada que não estudarei ou aprenderei coisas novas.
Pioneira em Estratégias de Prospecção B2B | +21 Anos de Transformação em Prospecção e +17.593 Profissionais Impactados | Agende Seu Diagnóstico!
9 aVender um Certificado é algo bem bizarro. Um "marketing de revolta", eu diria. Mas eu concordo com você, Mônica. Acredito que grande parte das pessoas acha que um graduação já basta e quando caem na realidade do mercado, ficam revoltadas. Eu com 52 anos não paro de me atualizar na minha área. Obrigada pelo artigo.
Coordenador de BI - Logística | BackOffice | Business Intelligence | Torre de Controle | ETL | Power BI | Power Query | Dashboards | Excel | VBA | - Transformo Dados em Soluções
9 aÓtimo artigo Mônica Ribeiro Monteiro Loureiro Acho que devemos nos perguntar sempre se estamos dando o melhor, se estamos investindo em nossa carreira profissional ou se estamos indo no balançar das ondas. Ler seu artigo me fez refletir ! Obrigado por compartilhar !
Co-fundadora da Heads Group (Heads Exec & Hire Up) | Conselheira
9 aMonica, olá. Respondi a um comentário seu no meu texto, mas não consegui te marcar, por isso não sei se o verá. De qualquer forma, gostaria de saber mais sobre a palestra de RH sobre a qual comentou no texto. Se puder, escreva sobre o que aprendeu nela com mais detalhes, pois certamente será de grande valia para muita gente! Abraços.