Vender não é arte. É processo.
E como todo processo, se você não o montar, estruturar e reinventar, ele pode "enferrujar" e começar a dar prejuízo ao invés de lucro para o seu negócio, sem você notar.
Seu time de vendas já teve algum dos problemas abaixo?
— Reuniões que "não dão em nada" com clientes;
— Muito esforço de vendas para pouco resultado;
— Um time de vendedores que oscila em performance.
Isso sem falar dos gastos com reuniões, deslocamento e várias outras coisas que, somadas, dão um bom gasto com quase nenhum resultado.
Então você já tem as primeiras pontas soltas no seu processo de vendas, que precisam ser ajustadas...
Toda empresa deseja aquele(a) "vendedor(a) nato", que tira leite de pedra e consegue gerar "boletos da cartola" quando mais se precisa.
Mas quantos assim você já tem no seu negócio? E como seria a performance se ele(a) tivesse uma estrutura e processo robustos, para fazer o que faz de melhor — com o máximo de eficiência?
E quando isso se aplica ao seu processo ou time de vendas, não estamos falando só de propósito, falamos de dinheiro deixado na mesa.
Se você quer ter construir um time de vendas que puxe seu faturamento pro alto, ele precisa de um processo que funcione.
Sabe por quê?
Porque você vai ficar muito dependente dos seus vendedores bons. Não vai saber como melhorar os demais e ficará completamente cego com seu processo de vendas em todas as pontas.
Se o seu objetivo é crescer seu negócio, sem solavancos ou imprevisibilidade de receita, precisa montar um processo escalável e previsível para isso.
Que funcione com o mínimo esforço, sem você precisar "pôr a mão" nele a todo momento.