As verdades sobre empreender que só descobri na prática
Por aqui, são 4 anos e 1/2 de jornada #EUprendedora !
Uma trilha que "aconteceu" quando entendi que precisava mudar a forma como entendia e encarava o trabalho. Aqui considero válido dizer que fui criada e educada para ter um bom #emprego e ascender profissionalmente na minha carreira e profissão, obviamente meus pais me educavam de acordo com o que vivenciavam nos 80 , 90 ( onde não havia a internet, nem muito menos as startups nascendo a cada segundo do dia )
Uma das coisas que senti, quando precisei decidir se me tornaria empreendedora ou voltaria para o mercado corporativo foi entender "COMO É EMPREENDER?"
E pensando nisso, senti vontade de compartilhar alguns insight's sobre como foi ( e como é ) viver nessa jornada! Coisas que só descobri durante a jornada de empreender ( e que talvez possa ajudar você a não ser pega de surpresa : )
Empreender, é muito mais que ter uma ideia, testar, validar, aplicar no dia-a-dia, medir impactos e resultados, fazer adequações...
Para #empreender, é preciso ver e rever crenças enraizadas desde nossa infância, entender que criar nossa própria realidade é possível, que nem sempre irão nos entender ( nem apoiar e nem torcer ) porque cada um possuí um grau de maturidade e entendimento sobre o que é #risco , o que é loucura, o que é #segurança e estabilidade...
É aprender a gerenciar tempo, se adequar e acomodar em qualquer local e espaço. É saber dosar os "sim's" e os "não's" , é aprender a identificar e descobrir dores e ser capaz de moldar #solução ...
É ter um #proposito que extrapola a necessidade e objetivos #financeiros ( acreditem é MUITO DIFÍCIL empreender quando não temos intenções e propósitos claros ) porque nem mesmo aquilo que entendemos ser "genial" é exatamente "genial" ou aplicável para nosso mercado consumidor..
É, encarar números , estudá-los, para conseguir separar o que é gasto, o que é investimento, o que é lucro, o que é prejuízo...
No começo, simplesmente não conseguia separar as finanças "pessoais" das da "empresa". Quando isso acontece, fica difícil organizar o que é lucro ou prejuízo a medida que o negócio acontece.
Confesso também que demorei a resolver esse detalhe, mas com isso ajustado, a organização das contas se tornam muito mais claras o que ajuda a pensar onde e como podemos economizar/gastar/investir !
É rever tempo, forma e espaço: seja segunda, seja quinta, seja feriado, seja domingo, seja o que for: é ser capaz de gerenciar agendas para não viver apenas o #profissional e não se esquecer da porção feminina, mãe, amiga, namorada... é criar uma realidade que se adeque a nossas porções: todas elas!
É ter humildade para rever passos e reconhecer erros. É saber aceitar ajuda e encontrar mentores, conselheiros, referências que nos inspirem, nos abram os olhos... .
E por fim, e não menos importante, reconhecer e VALORIZAR nossas conquistas, nossas jornadas! É mostrarmos a que viemos, o que fazemos, como fazemos, porque fazemos!
Sem medo, sem vergonha, sem insegurança pois com tantas coisas para pensarmos, fortalecermos, se posicionar e gentilmente mostrar a que viemos! ❣️
Que neste dia do Empreendedorismo Feminino, muitas vozes, muitas meninas, muitas mulheres estejam e sejam felizes!
Abraços, Tatti ...
Digital Motion Marketing Speaker [ Social Media e Inovação Digital ]
Publicitária, Jornalista, especialista em Inovação e Tendências, #mãe apaixonada, sendo a mulher que desejo ser!
- Site | Digital&Motion
- Instagram | @tattimaeda
- E-Mail | compartilhe@tattimaeda.com.br
Process Consultant, BPM/BPMN • Product Owner • Functional Analyst • Mentor
5 aJuliane Alcácio