As veredas que conectam a sua carreira
Para o sucesso da carreira é preciso estar atento aos sinais e sermos ágeis com as conexões dos vários pontos em nossa trajetória. Assim, estaremos construindo a vereda do sucesso.
Em tempos que usamos os conceitos como hard skills e soft skills, por sua vez, são os nomes dados respectivamente às competências técnicas e às habilidades subjetivas de um profissional. Não será o nome da faculdade ou simplesmente o conteúdo programático que irá facilitar as tomadas de decisões de forma mais assertiva no seu dia a dia, mas sim a sua capacidade de lidar com os problemas e desafios que irão chegar dia após a dia.
A nossa carreira não é um caminho único, ela é construída por vários pontos em um mapa, que poderemos chamar do nosso mapa da vida. E nestas veredas caminhamos por diversas trilhas e caminhos que no primeiro momento não parecem ter conexões alguma com o “Grande Objetivo” idealizado. Mas, ao estarem conectados tudo passa a fazer sentido... aquele curso de decoração que você fez, o grupo de estudos de um livro que participou, o trabalho voluntário na Ong do bairro e etc. Tudo isso irá compor o seu repertório, mas só se você souber conectar esses pontos.
E você está preparado para saber como tirar o melhor proveito desses pontos de conexões?
As oportunidades poderão aparecer a qualquer momento, e para se jogar nessa jornada será preciso estar preparado e muito bem preparado. Não estamos falando de superstições e de “sorte”, mas sim de uma preparação prévia de juntar todo o seu repertório e compreender quem é você na fila do pão. O que eu já tenho de hard skill e soft skills? São reflexões importantes, pois irão gerar cada vez mais autoconfiança e autoconhecimento.
O ambiente corporativo busca cada vez mais trabalhar com os conceitos de meritocracia, não será (não deve ser) o tempo de empresa, a aproximação com o seu gestor que irá lhe proporcionar ocupar um desafio maior, mas sim o seu repertório.
É só imaginarmos que os ambientes acadêmicos despejam vários e vários futuros profissionais todos os dias no mercado de trabalho, desta forma, saia da massa, busque se diferenciar, principalmente enxergando oportunidade onde a massa não vê. Não se esquive de desafios, coloque-se disponível a experienciar. E ao invés de buscar recursos que não está à mão, use o seu repertório através de todos os pontos de conexões que já possui.
Com a atual dinâmica do mercado, a revolução industrial 4.0, era dos makers, de trabalhos cooperativos e de co-criar é fundamental estar aberto e antenado a todas as mudanças. E uma importante reflexão é pensar: Como eu faço para estar munido de conhecimento em momentos que temos muitos dados e informações, mas nem sempre transformamos tudo isso em conhecimento?
Minha dica é para que você amplie seu campo de visão, passe a ter um olhar multidisciplinar e a de fato entender a relevância de tudo o que você faz em sua jornada. Não passamos imunes a nenhuma experiência, tudo isso irá para o seu HD (ou melhor para sua nuvem), compondo assim o seu repertório. Não existe um botão de pause, é cíclico e constante.
Prepara-se sempre, o tempo inteiro, lendo livros, vendo programações culturais, trabalhando em cooperação e compartilhando troca de saberes e fazeres. Não seja raso nem superficial. Sempre existe oportunidade camuflada de problemas.
Sucesso!
Rafael Rodrigues
Head de Operações na Brand You Up | Branding | Design de Serviços
3 aExcelente reflexão! Queria que tivessem me dito isso há uns 3 anos atrás, teria me poupado muita ansiedade e frustração.
Remuneração | Design Organizacional | Employee Compensation | Recompensa Total | RH | Affiliated to WorldatWork
5 aExcelente olhar! Estou estudando este tema para desenvolvimento de um projeto na empresa que atuo e esta leitura apareceu num bom momento, me gerando alguns insights. Obrigada por compartilhar!
Doutor | Pesquisador ESG | Coordenador no Ibmec | Portfolio Manager
5 aExcelente como sempre Rafael! Obrigado por compartilhar sua visão conosco.
Ajudo empresas e profissionais a desenvolverem resultados incríveis através de processos comerciais e tecnologia desde de 1999
5 aMuito Bacana Rafa, O mundo oferece muitos desafios, e feliz daquele que sabe reconhecer na dificuldade uma oportunidade. Como diz a Sabedoria popular "fazer do limão uma bela limonada"! Infelizmente nem todos conseguem aprender a dinâmica e continuam a acreditar que a escolarização fará deles profissionais, sendo que o conjunto só estará completo com experiências profundas de vida. Aprender fazendo é muito mais relevante!!!
Coordenador de Compliance e Riscos / MSc / C31000™ / CPC-A
5 aParabéns, reforçou meu conceito.