Vetting para Embarcações que Transportam Combustíveis
"Vetting" é o processo de aprovar ou não uma embarcação, ou seja, uma embarcação pode ter um "vetting" positivo ou negativo. Está aprovação é baseada na análise do relatório da Inspeção SIRE – "Ship Inspection Report Programme", emitido pela OCIMF – "Oil Companies International Marine Forum" e que é realizada por um inspetor independente credenciado pela própria OCIMF.
O "vetting" de um navio tanque ou de um comboio (composto por um empurrador e balsas tanque, que são utilizados nas operações de transporte de combustíveis em águas interiores), garante que estas embarcações possuam padrões mínimos de operação e segurança. Desta forma, o dono da carga sabe que seu produto está em “boas mãos”, já que está sendo transportado por uma embarcação "standard" (padrão).
Importante lembrar que ter sofrido inspeção SIRE, não significa que a embarcação tenha "vetting" positivo para operar, pois o inspetor apenas realiza a inspeção conforme as diretrizes da OCIMF. A aprovação da embarcação ou "vetting" positivo, vai depender da análise do relatório emitido, que normalmente é realizada pelo especialista da empresa que deseja utilizar a embarcação para transportar o combustível. Logo, Inspeção e "Vetting" são coisas diferentes!
Então, se o processo de "vetting" é uma ferramenta que auxilia ao dono da carga a contratar uma embarcação com padrões internacionais mínimos de segurança e de operação, não seria interessante para os terminais marítimos de granéis líquidos buscar operar somente com clientes que adotem este processo?
Bem, esta é uma pergunta interessante e que deixo aqui para reflexão.
Diretor Fundador Hauric
3 aExistem vários aspectos a respeito do vetting que inibem sua aplicação, mas o conceito é muito importante para uma operação segura.
Land Logistic Manager at Neste Brazil
3 aA pergunta é realmente interessante e acho que os terminais podem sugerir isso, no entanto, com vetting aprovado ou não ou com inspeção ou não, o terminal pode e deve parar qq tipo de operação portuária que achar insegura.