Vida após o BBB e dicas de leitura.
Antes tarde do que nunca. Quando o BBB estreou, 100 dias atrás, eu dei algumas dicas de livros, que “casam” com a experiência de como um reality show, o culto ao individualismo hedonista e a "GAMEficação" das relações, impactam a cultura contemporânea.
Pois hoje, no último dia de programa, eu deixo aqui um pouco mais detalhado três deles.
1⃣ Modernidade Líquida, Zygmunt Bauman:A liquidez tem a característica de ser volátil e quebrar a lógica rígida das sociedades anteriores. Ou seja, veio para desorganizar (e ressignificar) todas as esferas da vida social como a cultura, o trabalho e até o amor. Uma nova sociedade, pautada pelo consumo e a obsolência programada. Nada é para sempre. A modernidade é fluida, está em movimento e é imprevisível. Em tudo que há de bom e, claro, ruim nisso.
2⃣ Sociedade do Espetáculo, Guy Debord:Analisa, como fundo, o impacto da publicidade, televisão, cinema, celebridades ( e nos dias atuais sub-celebridades) na cultura e na sociedade, transformando tudo e até mesmo todos, em mercadoria. Nossos desejos são lentamente consumidos por essas imagens e, com o tempo, confundimos as representações mediadas pelos veículos de massa como sendo a única realidade possível de viver. O que é mentira.
3⃣ Sociedade do cansaço, Byung-Chul Han:A ideologia da positividade, o "mundo coach", inverte a lógica de forma bem controversa. Nos submetemos a trabalhar mais e receber menos. Em nome da “pró-atividade". A ideia de estar sempre feliz, ativo, extrovertido e em competição consigo mesmo e os outros, tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e burnout.
Curtiu? Dá um tempo da TV e tenta ler pelo menos 1 deles nos próximos 100 dias. ;)