A vida corporativa nas redes sociais? Ou seria a vida social na rede corporativa ?
As redes sociais têm um efeito interessante na vida das pessoas...
De um lado, temos uma comunicação ágil, notícias (às vezes "fake") em tempo real, fotos de eventos que aconteceram ou estão acontecendo, entre outras coisas que interessam para muita gente ou determinado público. Por outro lado, há uma super-exposição de coisas que me deixam em dúvida: aonde querem chegar com isso? Falando do LinkedIn especificamente: uma rede social para assuntos corporativos, o caso é curioso, para dizer o mínimo.
Qual o propósito de postar fotos de lugares que as pessoas estão passando a caminho do trabalho ? E fotos de pessoas numa reunião de trabalho "energizada" (reunião normal mesmo... nada de outro mundo) ? Isso tudo, além de posts comentando hábitos de colegas que estão próximos (e vão ver o comentário - sabe-se lá o que vão achar) e outras coisas mais.
E o que falar da linguagem que as pessoas estão utilizando?? Tudo bem que as gerações mais jovens usam mais as redes e escrevem o que pensam da forma como sabem ou como aprenderam na escola... Mas aí é que a surpresa aumenta: o que as escolas brasileiras estão ensinando? Será que ensinam "redação" com termos como "metodologia da hora", "caraca maluco, a reunião foi top", "evento foi irado, cheio de gente invocada" ?? Isso demonstra o que ??? Competência?? Implementação de Gestão de Resultados com KPI's?? Exemplo de liderança?? Modernidade?? Ou seria ignorância?? Será que o seu cliente vai gostar de ser tratado por "Falaê Fulano, temos que marcar uma reunião pra resolver aquele bagulho que ficou pendente"... É isso mesmo que você quer para a sua empresa/organização???
Tenho milhares de conexões no LinkedIn: são mais de 4.900. Dizer que tenho contato com todos e que falo com todos frequentemente, seria uma mentira. Se falasse - como obrigação - com 2 por dia, demoraria 7 anos para cobrir todos os contatos. Mas uma "rede social corporativa" não é para isso. E não vou nem discorrer sobre o tipo de uso de faço, mas acredito que a grande maioria use para o mesmo propósito: saber onde seus contatos estão trabalhando, buscar uma indicação sobre um profissional ou uma empresa, etc... Enfim: coisas sérias e importantes para profissionais e suas empresas.
Será que estou "over-reacting" a uma tendência?? Ou será que as pessoas não conseguiram atingir um nível de discernimento sobre o que é adequado ou não para uma rede social ou outra? Temos redes sociais para tudo!!! Twitter é tempo real, Facebook é nosso mural de atividades pessoais, Foursquare e TripAdvisor são guias para lugares a serem visitados, Vivino para compartilhar opiniões sobre vinhos e por aí vai... Tem rede para todos os usuários e todos os assuntos.
Afinal... e o LinkedIn ??? Para que serve para você ??? Concorda comigo ?? Discorda ??
Concordo plenamente Marcio. E vou até um pouco além do seu ponto com o que as escolas, universidades ensinam e não é só o que se escreve, mas o que se posta no geral (vídeos, reposts,....) As pessoas saem postando e acabou, independentemente de formação acadêmica, profissional, posição social ou mesmo área de interesse. As redes sociais globalizaram a concorrência e diminuíram ainda mais o espaço físico. As redes sociais ampliaram o espaço virtual e dão visibilidade de forma exponencial e não impõe limites, somado a isso o fato das novas gerações não se limitarem a nada, ainda enxergam a internet e as redes sociais como áreas sem fronteiras. Cada vez que uma rede fica saturada, poluída ou simplesmente sai de moda, aparece outra rede e todos nós migramos, e na grande maioria não paramos para avaliar se essa ou aquela rede é da minha rede de convívio, simplesmente “arrastamos” nossos links para dentro dessa rede.
Executiva de Desenvolvimento de Negócios | Especialista em traduzir necessidades de negócio em oportunidades para aplicação de tecnologias | Consultoria | Vendas
6 aConcordo contigo. Momento delicado esse que vivemos e seu post mostra bem isso!