A vida não é um ensaio

A vida não é um ensaio

Se fosse como video game...

Um dos jogos de video game mais conhecidos é o Super Mario.

Creio que você, caro leitor, tenha se divertido na infância e se lembra da fase que enfrenta o último chefão.

Quantas vezes você (o personagem Mario no caso) morreu até derrotar o inimigo e salvar a princesa? Batia aquela ansiedade quando restavam poucas vidas, senão precisaria recomeçar tudo de novo…  

Quem era iniciante, como era mais fácil ter um amigo experiente para dar dicas essenciais. Dicas para ganhar vida extra e evitar mortes frustrantes eram grandes vantagens, mas a companhia que torcia pela sua vitória tornava o momento ainda mais memorável. 

O botão re-start 

No jogo, podem ter infinitas repetições e recomeços.

Não existe a noção do tempo, Mário não envelhece na eternidade virtual.

A nossa vida real poderia ser assim, com alguns ensaios e possibilidades de apertar o botão restart com uma enorme vantagem de reiniciar com aprendizado acumulado.

Imagine poder voltar há 10 ou 20 anos com todo conhecimento e experiência vivida, quais comportamentos seriam diferentes?

Quais decisões seriam alteradas?

Com certeza, caminhos para ser uma Melhor Versão de si hoje. 

O passado é imutável, mas boas mudanças podem ser aplicadas hoje. Não ignore os erros passados, use-os para ser mais maduro e evitar de cair no mesmo buraco de sempre. Cansou de recomeçar inúmeras vezes e terminar igual?

Se a sua resposta foi “sim”, este texto é para o seu crescimento com oportunidade de um botão Start (não escrevi errado, saberá mais adiante). Pois há uma grande diferença entre recomeçar o mesmo jogo e começar a jogar diferente

Uma boa e uma má notícia.

Infelizmente, não existe o botão restart nem máquina do tempo.

Felizmente, existe uma solução a partir de agora, caso queira jogar de verdade na vida. 

Para ser lúdico, imagine a sua aposentadoria como último chefão para conquistar a independência financeira. Chegou aos 62 anos de idade sem nenhum planejamento, seria um mini Mario sem Cogumelo (grande), Flor (solta fogo) nem Estrela (invencibilidade), e agora precisa vencer o último chefão com apenas 1 vida sobrando.

Traduzindo para vida real, como você se sentiria não poder descansar nem curtir após décadas de trabalho? Continuar trabalhando por necessidade, exausto e dependente de remédios por mais 15 anos no mínimo? 

Esse resultado é fruto de vários recomeços sem boas mudanças, de estar acostumado com o ilusório botão restart

A vida não é um ensaio, não temos 3 vidas ou mais como Mario para perder levianamente, mas você pode ensaiar o seu futuro.

Seja sincero com sua única vida nesta pergunta: como vai estar aos 65 anos do jeito que vive hoje? 

A voz da experiência 

No jogo real, um senhor beirando a morte aos 85 anos diz: “Se eu tivesse minha vida para viver novamente, tentaria cometer mais erros na próxima vez… eu me arriscaria mais!”.  

Parece uma conclusão de alguém que aproveitou mal o tempo de vida, pois o remorso pesou mais no saldo final. Entretanto, se este desabafo foi feito por um idoso que seguiu seu planejamento financeiro com sucesso, aposentou bem e com grande patrimônio para herança… como poderia ter um final infeliz?!  

Este senhor focou seu planejamento fora de seus valores, negligenciou a família para construir sua segurança e obter status, não conheceu os lugares sonhados na infância, foi escravo do dinheiro e partirá deixando uma herança sem legado

Embora não seja possível ensaiar uma vida inteira, é totalmente possível traçar uma rota centrada na vida e não no dinheiro.

Entre um planejamento que garanta sua aposentadoria gorda somente e outra que arrisque uma vida feliz junto das pessoas mais preciosas e tenha renda suficiente para aposentar, qual você escolheria? 

É preciso ter clareza para enxergar como tem jogado com a vida. É preciso ter sabedoria para evitar um fim trágico. É preciso ter coragem para dar um start no caminho da Melhor Versão.

O botão Start

Saiba o jogo que estão vendendo, reconheça o game que tem comprado.

Este é o primeiro passo para iniciar uma nova jornada. Sem essa consciência, vai continuar jogando igual mesmo trocando de Mario para Sonic.

Por acaso, alguns deles já abordaram as perguntas mais caras da sua vida? Ou se preocupa genuinamente com a sua vida e não em como inserir o produto deles? 

Depois de Mario e Sonic, podem vir Street Fighter, Mortal Kombat, Mario Kart...  

... MAS!

Existe um jogo que você ainda não jogou sério, um jogo infinito junto de um companheiro que torce pela sua vida (além de trazer grandes vantagens financeiras). O acompanhamento do Life-centered Planner para ajudar no seu planejamento financeiro pessoal, desempenhado pelo PlanejadorLIFE.  

Lembre-se: a cada ano que passa, terá menos tempo para arrumar e desfrutar a vida. Por isso, comece o quanto antes para ter mais dias bem aproveitados e criar um final feliz

Não existe ensaio na vida real, portanto não se permita estar no jogo errado.  

Que tal jogar de verdade?

Neste texto abordo diversos conceitos, e o fiz de forma intencional. Qual dos conceitos abordados neste texto você gostaria que eu desenvolvesse melhor:

Um Pedido especial.

Peço a sua ajuda para construir minhas próximas reflexões e textos. Pode escolher quantos temas acima desejar, mas, um pedido: me aponte qual seria a sua prioridade, a sua escolha número 1 de tema.

Roberto Kenji

(11) 99964-2747 (clique aqui para whatsapp)

roberto.kenji@lifefp.com.br  

Rafael Castanho, CFP®

Sócio | Planejador Financeiro CFP® l Mentor de Planejadores | Administrador e Gestor

4 a

Parabéns pelo texto Kenji! Capaz de trazer importantes reflexões de forma divertida e leve. Grande abraço

Andre Novaes, CFP®

Founder & CEO, Grupo LIFE (Life365™, LifeFP™ e Academia de Planejadores)

4 a

Muito legal ler este seu artigo! Warming up!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roberto Kenji, CFP®

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos