A vida pede firmeza

A vida pede firmeza

Coragem é uma palavra que goza de boa reputação. Define a capacidade que os heróis épicos têm de enfrentar a morte ou combater o que ameaça a vida. A coragem de morrer em vez da coragem de viver são marcas deixadas também por mártires. São apreciados e admirados nos romances, na literatura e nos filmes históricos e de aventuras. Preenchem o imaginário coletivo da infância à idade adulta. Se exaltar a coragem não requer argumentos, aqui evoco outra palavra, menos usual, mas não menos importante. A vida, mais que coragem, pede firmeza.

Firmeza é a capacidade que todos nós temos, mas nem sempre exercitamos, de dizer sim quando é preciso dizer sim, e dizer não quando o não é o que tem de ser dito. Portanto, não é um gesto de coragem, mas de firmeza, dizer não ao mundo quando espera ouvir um sim. Nadar contra a maré – e muitas vezes é o que precisa ser feito – exige mais firmeza do que coragem.

Firmeza é também a capacidade de dizer basta! ao que precisa ser evitado, eliminado, extinto diante de situações, comportamentos e condições que jogam contra a vida.

Nesse sentido, destemor não é sinônimo de coragem, mas de firmeza. A pessoa que não teme ameaças e nem mesmo a morte, mais que corajosa, é destemida, portanto, firme diante de seus valores e propósito. Sempre que se dá um passo rumo ao destemor, há o despertar de um sentimento de força e alegria, pois é a vida que se abre.

Firmeza é a determinação de prosseguir. O oposto da firmeza é a estagnação. Quem não se movimenta com firmeza, declina. Quem não muda para melhor, muda para pior. Desde o momento em que ficamos parados, começamos a declinar. Inexoravelmente.

É preciso coragem para lutarmos contra a preguiça, o egoísmo, a ganância e a morte, mas também firmeza para sermos conscientes, coerentes e compassivos todos os dias.

É preciso coragem para lutar contra uma realidade adversa, como a de dar murros em pontas de faca, mas é a firmeza que nos anima a transformar essa realidade em uma existência promissora.

Tal qual uma árvore sustentada por raízes fortes, assim é a pessoa sustentada por valores virtuosos que dão firmeza à sua existência. É o que nos move, nos energiza e faz da vida uma aventura fértil, com honradez e elegância.

Pratique e não tardará a observar como faz um bem imenso.

Maria Fernanda G. Marques

Administração I Gestão I Melhoria de Processos I Treinamento e Desenvolvimento I Operações organizacionais I Operações Financeiras I Liderança Humanizada

1 sem

Ótima reflexão. Falamos tanto de coragem, mas na verdade é sim de um pouco de firmeza que nos move em direção as nossas escolhas. Obrigada pelos seus excelentes conteúdos Roberto Tranjan. Boa semana e seguimos firmes 😊

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos