A vida será híbrida: trabalho remoto
O trabalho remoto fará parte da vida de todos, mesmo que seja apenas uma pequena parte dela.
Meu escritório de arquitetura já trabalha remotamente há 10 anos. Meus colaboradores gostaram do sistema e se encontraram nesse modelo. Flexibilidade de horário, qualidade de vida, autonomia, menos trânsito, comida caseira...
Foram muitas dificuldades mas muitos ganhos também. Hoje, não queremos outra vida.
Agora nessa pandemia, muitos estão nos procurando para remodelar sua casa e seu homeoffice pensando nesse futuro de trabalho remoto. Assim podemos compartilhar nossas experiências positivas e negativas e transmiti-las ao cliente projetando espaços produtivos com qualidade de vida.
Muitos nem espaço para trabalho possuíam e vieram a perceber sua importância nesse momento. Contudo sempre ressaltamos que não se trata de um espaço apenas para o lavoro, mas também de um refúgio para estudar, para um hobby e, até mesmo, para refletir.
Por outro lado, muitos não possuem a grata opção de separar um local apenas para seu homeoffice e, nesses casos, além de pensar no novo local, o grande desafio se coloca na necessidade de integrá-lo a rotina da casa pois, mexerá com todos, conjuge, filhos, sogra, enfim, todos os moradores. E todos devem participar do projeto a fim de entender o propósito, o significado do novo espaço.
Acreditamos que esse espaço além de proporcionar condições para seu trabalho, deve promover não apenas a mudança de um local de trabalho, junto com afazeres e problemas, para casa, mas um novo modelo de escritório, um novo modelo de trabalho, no qual a qualidade de vida vem em primeiro lugar.
Questões funcionais como iluminação, conforto ambiental e acústico, ergonomia, mobiliário confortável e adequado juntamente com as cores utilizadas são sempre primordiais para se obter um bom resultado. Contudo questões subliminares, o modus operandi do trabalhador e da família, o perfil psicológico dos usuários, ao meu ver, sobrepõe as questões técnicas, pois dele pose se obter sucesso ou não.
Portanto, quando pensar no seu espaço, no seu homeoffice, não se esqueça, ele faz parte do seu lar e deve trazer privacidade sem excluir sua família.
Marcelo Teixeira
@dauarquitetos
#homeoffice #arquitetura #designdeinteriores #arquiteturacomercial