A virada: passa-tempo ou reinvenção?
Mudança de ano é passagem de tempo ou possibilidade de reinvenção?
Há quem diga que mudar de um ano para o outro é mera “passagem de tempo”. É mais um “dia riscado no calendário”, onde “durmo hoje e acordo amanhã”. Eu, particularmente, não penso assim. Os rituais de passagem fazem parte de quem somos. São eles que nos dão um “respiro para o próximo passo”, inspiram e trazem a renovação da esperança.
Obviamente, não se trata de mágica. Não é o virar da folhinha que fará com que o que precisa ser mudado, mude, e o que precise ser construído se erga. Para que a vida “seja movimentada” é preciso moviment-ação (movimento e ação). É necessário movimento e ação, do sujeito, em direção à mudança.
O ritual de encerrar um ano difícil e arrastado, ou uma fase ruim e duradoura, traz fôlego e energiza. Inspira para a ação de mudança. O “ano novo” renova esperanças e estimula ações concretas visando a manutenção ou ampliação da trajetória profissional, do sucesso e das conquistas plantadas pelo sujeito até aqui.
Então, aproveitando o início de mais um “novo ano”, que tal um dedo de prosa sobre renovação?
Diariamente, entramos em contato com afirmações e artigos que nos dizem que devemos procurar a felicidade no trabalho.
O tema do momento é: “O importante é ser feliz no trabalho”
Bem, isso poderia ser verdade se a gente não tivesse mais de um compromisso, em mais de uma área da nossa vida. Assim, seria melhor que esta afirmação tivesse um ponto final depois de ser feliz;
“O importante é ser feliz.”
Preparei alguns artigos para dividir com você no início deste ano. Na semana que vem continuarei esta prosa publicando mais um deles. Está interessado?
Até lá, aproveite o momento para ser, simplesmente, feliz!
FELIZ 2020!
José Augusto Minarelli, CEO da Lens & Minarelli
CTO na Contratei.net
2 a👏👏👏
Diretor Comercial | Commercial Head | Diretor | BU Director
4 aPenso que o ano novo é a renovação de um ciclo. Todo ano , ao fim, gosto de fazer um inventário com o que foi positivo, conquistas e aprendizados. E também do que nao foi atingido, dos erros cometidos e das situações que me trouxeram oportunidades de melhoria. Faco uma analise do ano que passou e então projeto as metas para o novo ano ( novo ciclo ). Metas para 30, 60, 90, 120, 180, 240 e 360 dias, e vou revisando durante o ano. Do natal ate o retorno de minhas atividades profissionais ( geralmente em meados de janeiro) uso meu raciocínio e energia para pensar sobre as maneiras e metodos que empregarei, visualizar as ações , projetar os cenarios e, assim, criar o comprimento que será necessário para atingir a meta/objetivo . Desta forma dou inicio ao ano com foco e disciplina totais ! Venho fazendo isso desse 2002 e atesto a eficiência deste metodo na busca de evolução continua. Tem funcionado muito pra mim. José Augusto Minarelli , parabéns e obrigado por compartilhar o excelente artigo ! Estou empolgado pela leitura dos próximos ! Sucesso e ótimo 2020, com muitos desafios e superação de metas e objetivos!
Director, Candidate Services at Creative Spirit - US
4 aJose Augusto, I am very interested in hearing from you, my friend. I miss our conversations and your warm smile. Terry
Coordenadora de laboratório na LD Celulose S. A.
5 aMuito bom Minarelli!! Obrigada por compartilhar!
Executivo de Contas Estratégicas - SAE na Aspen Technology S.L. | Desenvolvimento de Negócios | Gerente de Contas Chave | President's Club 2022
5 aSem dúvida mestre Minarelli. Bora lá prosear.