Da autoconsciência para a mudança em oito passos
Por Leila Navarro
As pessoas não estão habituadas a medirem o nível de motivação em suas vidas e com isso perdem valiosas oportunidades. Embora a motivação não tenha câmbio expresso na bolsa de valores, gestores de instituições bancárias não levem em consideração esse perfil, equipes de Recursos Humanos valorizem mais as competências técnicas que a habilidade do candidato motivar a si mesmo, saber sobre motivação e colocar em prática algumas técnicas é um grande investimento.
Motivação é coisa séria. Mas não acontece de qualquer forma. Você sabe que a falta de motivação pode ser única e exclusivamente porque você não tem consciência de si mesmo? Quando uma pessoa tem claro quais são os entraves que a impede de avançar e principalmente por que a procrastinação parece ser sua eterna aliada, ela consegue fazer escolhas mais conscientes. A isso podemos chamar de autoconsciência. Pessoas que tem consciência de si mesma e reconhece seus próprios potenciais sabem se adaptar às circunstâncias, são ais equilibradas e produtivas.
Aqui fica uma reflexão: Quantas vezes na sua vida pareceu que o momento da grande virada chegou, mas… voltou para a estaca zero? Isso acontece justamente quando não temos consciência das “pequenas coisas” que parecem sem nenhum valor, mas emperram a realização de grandes conquistas. Você não lembra? Tudo bem. Vou ajudar você a exercitar seus neurônios e acordar a sua autoconsciência:
• Já se deu conta do tempo que você sabia que era necessário investir na carreira, mas se garantiu com o que conhecia e, em um determinado momento, se viu “passado para trás” por um profissional mais bem preparado única e exclusivamente por causa da sua autossuficiência?
• Durante quanto tempo você tem levado um relacionamento no banho-maria, sem dar rumo à sua vida e fica aí reclamando da sorte, do outro e da vida, sem tomar uma atitude?
• Quantas vezes você se preparou para iniciar a dieta ou os exercícios físicos na próxima segunda-feira e, a semana inteira passou e nada aconteceu? Aliás, já se passaram meses e você continua na mesma?
• Onde estão as guias dos exames de rotina solicitados pelo médico? Será que você consegue encontrá-las, já amareladas, em alguma gaveta do seu escritório ou na sua casa?
• Será que aquela tão programada mudança de estilo já ficou ultrapassada de tanto que demorou?
• O seu guarda-roupa está abarrotado de peças que você nem lembra quais são e todo final de semana é o “dia D” para uma organização que não sai da sua mente?
• Quantos livros estão sobre a sua mesinha de cabeceira esperando para serem lidos?
• Quantos projetos na sua vida estão inacabados, ou não passaram de pensamentos, e precisam de uma virada de jogo para acontecer?
Fique atento! As pequenas distrações do dia a dia podem ser justamente o entrave para as suas grandes realizações. Assuma o que é necessário mudar e mude, agora!
Outros conteúdos motivacionais, acesse http://bit.ly/lojaleilanavarro