A Visão do Estratego*

A Visão do Estratego*

Caros,

Para fins de reflexão neste momento delicado de pandemia, hoje gostaria de compartilhar um texto de um grande amigo, Cristóvão Soares Junior, com quem tive a oportunidade de trabalhar por alguns anos na Excelência Energética. Cristóvão é um verdadeiro artista com as palavras e com as ideias, como poderão verificar no texto abaixo:

"A VISÃO DO ESTRATEGO

Estratego era antigo general grego eleito pelo povo. Os romanos, como em quase tudo da Roma Antiga, tomou emprestado o conceito para aprimorar seu emprego. O estratego romano era aquele general que via a guerra em seu mais alto nível, o que coordenava a ação dos outros generais no comando das coortes romanas nos movimentos de guerra. Tinha a visão do condor, a rapinar as falhas dos exércitos inimigos durante as batalhas. Da palavra derivaram estratégia e estrategista, em composição com tática e tático, conceitos mais operacionais.

O presidente Bolsonaro, por delegação popular legítima, tornou-se nosso estratego, à grega. Gostando-se ou não dele, o capitão é o general dos generais. O voto popular teve o condão de o colocar na condução de nossa guerra contra o coronavírus.

No entanto, em plena passagem dessa guerra, apuramos mais de 5.000 combatentes mortos. E daí?!

Daí que não podemos banalizar a morte, em qualquer momento da vida, ainda que em guerra. Mesmo que tenha chegado a hora de os mortos virem das periferias, a plebe dos becos de Roma; agora, só um e outro centurião morre, mas os soldados passam a morrer às centenas.

O estratego pode se defender, dizendo que ele faz guerra e não milagre! E a guerra é contra um inimigo invisível, que está mais na alma do que na ponta das espadas dos soldados.

Mas o estratego sabe também que a vitória leva à conquista dos tesouros da economia; e com eles, à saciedade de sua reeleição ansiada, à brasileira.

Daí que, cinismo fora, o comandante tem de deixar de fazer a contabilidade dos mortos da guerra como estratego e aprender a aritmética dos coveiros.

Daí que ele deve aprender a dor da morte como soldado e não como general.

Daí, ele não voltará a ser estratego. E daí?!"

*Texto de Cristóvão Soares Junior

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos